Santuário inicia processo para transportar mais duas elefantas para Mato Grosso

Santuário inicia processo para transportar mais duas elefantas para Mato Grosso
Foto: assessoria

O Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães (55 quilômetros de Cuiabá), comunicou que iniciou o processo de adaptação às caixas de transporte que serão utilizadas na remoção de duas elefantas. Pocha e Guillermina estão, atualmente, no Ecoparque de Mendoza, na Argentina, e serão trazidas para Mato Grosso quando se adaptarem às caixas de transporte.

Segundo o comunicado feito pelo Santuário, o processo de adaptação não tem um prazo determinado, pois respeita a vontade dos elefantes. “Como aqueles de vocês que seguiram nossos resgates anteriores sabem, o processo de acostumar os elefantes às caixas é passivo e ditado pelos elefantes. Não queremos apenas que eles se sintam confortáveis ao entrar nas caixas, mas também que estejam relaxados ao comer e apenas por estar dentro delas”, disse o Santuário, na nota publicada esta semana.

De acordo com a publicação, dois membros do Santuário estão na Argentina e a intenção era transportar as elefantas ainda esta semana. No entanto, ainda que Pocha já aceite entrar nas caixas, Guillermina ainda está cautelosa. “Ao contrário da maioria dos elefantes em cativeiro, que foram expostos a viagens e espaços diferentes, Guille só conheceu sua casa em Mendoza e as paredes de concreto que a cercam. Para Guille, é mais um ato de fé confiar que o que está do outro lado dessa jornada é algo bom, algo que mudará sua vida”, detalha a publicação.

Pocha é uma elefanta de 55 anos, que nasceu na Alemanha e chegou ao zoológico de Mendoza em 1968. Guillermina é filha dela, tem 22 anos e nasceu no Ecoparque da Argentina. Segundo o Santuário, as duas estão bem de saúde e já foram emitidas todas as licenças necessárias para a transferência. Em Chapada, elas dividirão espaço com as outras elefantas do Santuário, Rana, Lady, Mara, Maia e Bambi.

No Ecoparque de Mendoza também está Tamy, que é o pai de Guillermina. Ele tem 50 anos e viveu um período de dez anos em um circo. O animal também será transferido para o Santuário de Chapada dos Guimarães, mas ainda não há um prazo definido, uma vez que será necessário construir um recinto especial para abrigar três elefantes machos. O custo da construção está orçado em R$ 1,7 milhão e a entidade conta com doações para levantar o recurso.

Por: Herbert de Souza

Fonte: Só Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.