‘Se alimentava de milho’: cachorro com bicheira grave é resgatado e tutor é preso em Chapecó, SC

‘Se alimentava de milho’: cachorro com bicheira grave é resgatado e tutor é preso em Chapecó, SC
Um cachorro da raça pit bull foi encontrado sozinho em um terreno, em situação extrema de maus-tratos. Foto: Imprensa Chapecó/Divulgação/ND

Um cachorro com bicheira e em estado grave de maus-tratos, foi encontrado em terreno onde não havia morador, no bairro Quedas do Palmital, em Chapecó, no oeste de Santa Catarina.

O homem que era o tutor do animal, foi preso por maus tratos no final da tarde de quinta-feira (9). Além do pit bull, alguns galos também foram encontrados presos em gaiolas e com ferimentos.

Maltratar um animal não se enquadra somente em agressão física. Manter um cão sem alimentação, higiene e cuidados básicos, também é considerado maus-tratos.

A equipe do ND Mais conversou com a veterinária Liandra Dall Orsoleta, que também é Coordenadora do Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA) e acompanhou o caso com a Polícia Civil.

Conforme o relato da profissional, o cachorro estava com miíases (bicheira), sem cuidados, magro, com lesões e presença de ectoparasitas — parasitas encontrados no corpo do animal, como pulgas e carrapatos.

Corpo de outro cachorro foi jogado no mato pelo responsável pelo terreno

O tutor não morava no terreno onde o animal ficava e disse que todos os dias ia até o local para alimentar o cachorro, o que foi constato que não acontecia, devido ao estado no qual o animal foi encontrado.

Os vizinhos relataram que além desse cachorro, o homem tinha outro, que morreu após uma briga entre os dois animais. Com a briga, um dos cachorros teria ficado muito machucado e não recebeu tratamento.

Com a falta de tratamento, o cachorro não resistiu e morreu. Após a morte, o corpo do animal foi jogado no mato.

ATENÇÃO, IMAGEM FORTE!

Cachorro com bicheiras foi resgatado após denúncias de maus-tratos. Foto: Imprensa Chapecó/Divulgação/ND
Cachorro com bicheiras foi resgatado após denúncias de maus-tratos. Foto: Imprensa Chapecó/Divulgação/ND

Animal se alimentava de milho para sobreviver

Além do cachorro, galos de rinha foram encontrados em gaiolas, eles tinham água e comida, mas apresentavam sinais de ferimentos.

Conforme o relato da veterinária que atendeu o caso, o cachorro recebia água dos vizinhos para sobreviver. Magro, o pit bull se alimentava de milhos — comida dos galos que estavam nas gaiolas.

Pit Bull se alimentava de milhos, comida dos galos que estavam nas gaiolas. Foto: NAPA/Divulgação/ND
Pit bull se alimentava de milhos, comida dos galos que estavam nas gaiolas. Foto: NAPA/Divulgação/ND

Pit bull disponível para adoção

Após o resgate, o pit bull iniciou tratamento do NAPA, onde se encontra atualmente. Ele será cuidado pela equipe para então, ser colocado para a adoção, porém, se alguém tiver interesse em adotá-lo, pode entrar em contato com a equipe do NAPA.

O objetivo do NAPA é atender cães e gatos de rua e de famílias de baixa renda que estejam cadastradas nos Centros de Referência De Assistência Social (CRAS).

O NAPA recebe denúncias de maus-tratos que também poderão ser feitas através do telefone 2049-9330 ou e-mail [email protected]

Prisão do tutor

Após denúncia recebida pelo Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA), foi solicitado apoio da Polícia Civil, para localizar o tutor do cachorro que sofria de maus-tratos.

Depois da confirmação do caso, diante dos fatos e do estado em que o cachorro foi encontrado no local da denúncia, o tutor foi detido, encaminhado para a delegacia e posteriormente para o presídio de Chapecó.

“É importante que as pessoas saibam que maus-tratos contra animais é crime e resulta em prisão”, disse Liandra.

Lei sobre maus-tratos

Em Chapecó, existe a Lei Complementar 638/2018, que dispõe sobre a política municipal de prevenção aos maus tratos. A lei proíbe agressão ou imposição aos animais, manutenção em local insalubre, sujo, sem água, comida ou luminosidade, ou com temperatura extrema. Também proíbe o abandono em local público.

A lei municipal 638, considera maus tratos toda e qualquer ação praticada com animal que implique em sofrimento e morte desnecessária:

“Abandono, crueldade, desleixo, ausência ou inadequação de água, alimentação ou abrigo, tortura, uso em excesso para trabalho, uso em trabalho quando doente, ferido ou maltratado, submissão a experiências pseudocientíficas, mutilação e tatuagens para fins estéticos, utilização de coleira de choque e enforcador pontiagudo, ausência de cuidados veterinários, forma inadequada e cruel de adestramento, corridas e rinhas de cães e outras práticas que possam causar sofrimento físico ou emocional, medo, estresse, angústia, patologias ou morte”.

ATENÇÃO, IMAGEM FORTE!

A lei municipal 638, considera maus tratos toda e qualquer ação praticada com animal que implique em sofrimento. Foto: Imprensa Chapecó/Divulgação/ND
A lei municipal 638, considera maus-tratos toda e qualquer ação praticada com animal que implique em sofrimento. Foto: Imprensa Chapecó/Divulgação/ND

Não se cale diante de possível situação de maus-tratos: denúncias podem ser feitas pelo APP Chapecó Digital

O APP Chapecó Digital é uma ferramenta criada para facilitar o contato entre o cidadão e a Prefeitura.

Acesso simples para solicitações, solução de dúvidas e denúncias. Tem também o atendimento através da Ouvidoria do município, que redirecionará o ocorrido à equipe responsável para o problema ser solucionado.

Eles estão disponíveis através deste link, do fone 49 3321-8484 e também presencialmente, na Sede da Prefeitura.

O NAPA recebe denúncias de maus-tratos que também poderão ser feitas através do telefone 2049-9330 ou e-mail [email protected]

Por Bruna Letícia Tomaz

Fonte: ND+

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.