A última ação atendeu 108 gatos no Centro de Zoonoses de Natal — Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde anuncia três novas datas para castração gratuita de gatos em Natal, RN

Três novas datas para castração gratuita de gatos foram anunciadas nesta segunda-feira (8) pelo Centro de Controle de Zoonoses de Natal, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a programação, os próximos mutirões acontecerão nos dias 25 de agosto, 27 de outubro e 15 de dezembro. O cadastro para os interessados em levar o animal de estimação já está aberto e pode ser feito pela internet (clique AQUI).

O cadastro precisa ser feito por tutores com idade mínima de 18 anos e que possuam a partir de cinco animais – apenas dois bichos serão esterilizados por campanha.

Neste ano, 229 animais foram castrados de forma gratuita. A ação mais recente, a terceira do ano, aconteceu no domingo passado (7), no Centro de Controle de Zoonoses de Natal, na Zona Norte, e 108 gatos machos foram atendidos.

O órgão reforça que a castração é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças até para humanos. Para serem castrados, eles precisam ter mais que quatro meses de idade.

A ação atende pessoas de baixa renda, beneficiários do Bolsa Família e Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas no Conselho Regional de Medicina Veterinária. O objetivo do trabalho de esterilização animal é o controle da população de felinos errantes e redução dos casos de esporotricose.

Essa ação é feita através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte e voluntários da Universidade Potiguar.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.