Sem atender exigências, Castramóvel de Taubaté (SP) ainda não foi usado esse ano

Sem atender exigências, Castramóvel de Taubaté (SP) ainda não foi usado esse ano
Castramóvel entrou em atividade em 2016. Foto: Divulgação

Problema se repete desde 2016, quando unidade foi implantada: Prefeitura tem dificuldade para atender exigências anuais feitas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Repetindo o que já ocorreu em anos anteriores, o Castramóvel de Taubaté está parado. Até agora, em 2020, a unidade não fez nenhum procedimento.

A Prefeitura ainda não conseguiu renovar a autorização do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) para utilizar o veículo, que deveria servir para fazer a castração de animais na cidade, principalmente em áreas mais distantes.

Em resposta a um questionamento da Câmara, a Secretaria de Saúde informou que, dos equipamentos exigidos pelo CRMV esse ano, o último foi adquirido somente no dia 21 de agosto.

REPETIÇÃO.

O Castramóvel foi lançado em janeiro de 2016 pelo governo Ortiz, mas começou a operar apenas em julho daquele ano, quando a Prefeitura conseguiu atender as exigências do CRMV.

Com a virada do ano, os problemas voltaram. O motivo: a autorização do CRMV precisa ser renovada anualmente.

Em todos os anos, a Prefeitura encontrou dificuldade para atender novas exigências do CRMV e o Castramóvel ficou parado durante diversos meses.

CASTRAÇÕES.

Segundo dados do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), 2.650 cães e gatos de Taubaté aguardam na fila de espera por castração.

Para tentar minimizar o problema, a Prefeitura licitou 1.600 castrações, que serão feitas a partir desse mês em uma clínica particular contratada pelo município.

Fonte: O Vale

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.