Serviço de emergência para cães e gatos em situação de rua é renovado em Tubarão, SC

Serviço de emergência para cães e gatos em situação de rua é renovado em Tubarão, SC
Foto: Ilustrativa

A Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), definiu nesta sexta-feira, 09, a retomada do serviço de emergência para cães e gatos em situação de rua. O atendimento será prestado por uma clínica veterinária privada contratada por um ano por licitação.

A dinâmica do serviço continua a mesma: quem presenciar um incidente – atropelamento de cão o gato nas ruas – poderá acionar a Funat, que irá encaminhar o animal para os devidos cuidados na clínica contratada, mas é preciso se responsabilizar em retirar o pet quando ele for liberado do atendimento ou do período de recuperação. Isso é necessário para evitar que a clínica se torne um abrigo de pets que acabaram abandonados.

Desde o início do atendimento emergencial, lançado em março de 2022, a comunidade, cuidadores e ONGS, conseguiram participar dessa iniciativa seguindo as regras estabelecidas pela Funat.

No ano passado, cerca de 1.000 cães e gatos de rua que sofreram ferimentos foram atendidos por esse serviço emergencial.

Telefones para acionar o serviço de emergência

Funat: (48) 3621-9055 e (48) 98452-0626 (plantão)

Por Maiquel Machado

Fonte: SCTODODIA

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.