Testes em animais: agência americana é acusada de prender cães em gaiolas onde seriam comidos vivos

Testes em animais: agência americana é acusada de prender cães em gaiolas onde seriam comidos vivos
Foto: Getty Images

A organização White Coat Waste Project acusou a agência de pesquisa americana Nacional Institutes Of Health, de ter financiado experimentos cruéis em cachorros. O chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), Dr. Anthony Fauci, é alvo da denúncia.

Segundo a acusação, beagles foram presos em gaiolas cheias de mosquitos-pólvora, parasitas causadores de doenças que os comeriam vivos para testar uma droga experimental.

Ao todo 44 filhotes de seis a oito meses teriam feito parte do experimento, em um laboratório da Tunísia. Alguns inclusive tiveram suas cordas vocais removidas para conter seus latidos, por meio de um procedimento chamado ‘cordectomia’.

Manifestantes em protesto em Londres mostram vídeos de beagles em laboratórios — Foto: Getty Images
Manifestantes em protesto em Londres mostram vídeos de beagles em laboratórios — Foto: Getty Images

Ao jornal The Hill, a White Coat Waste afirmou: “Nossos investigadores mostram que a divisão NIH de Fauci despachou parte de uma doação de US $ 375.800 para um laboratório na Tunísia para drogar beagles e trancar suas cabeças em gaiolas cheias de mosquitos famintos para que os insetos pudessem comê-los vivos”.

Segundo documentos obtidos pela organização, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas teria gasto US $ 1,68 milhão nesses experimentos.

Um grupo de 24 deputados da Câmara dos EUA assinou uma carta exigindo que o Dr. Anthony Fauci responda às reivindicações da organização sem fins lucrativos.

“Escrevemos com sérias preocupações sobre relatos de experimentos caros, cruéis e desnecessários financiados pelo contribuinte em cães encomendados pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas”, escreveram os legisladores na carta.

Fonte: Um só planeta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.