Tribunal federal volta a suspender touradas na Cidade do México

Tribunal federal volta a suspender touradas na Cidade do México

Um tribunal federal concedeu, nessa quarta-feira (31), uma liminar temporária que reativa a suspensão das touradas na Cidade do México. A decisão atendeu ao pedido de defensores dos direitos dos animais, que criticaram a volta das atividades no último fim de semana, na Plaza de Toros México – considerada a maior arena de touradas do mundo.

As touradas haviam sido suspensas na Cidade do México em maio de 2022. Na época, um tribunal local defendeu que a prática violava o direito “a um meio ambiente saudável e livre de violência”, o que seria uma violação dos direitos humanos. O caso foi enviado à Suprema Corte, que derrubou a proibição por “motivos técnicos”.

A alegria dos espectadores, no entanto, durou pouco. Logo após a realização da primeira tourada na capital mexicana, um grupo de defesa dos animais entrou com uma ação contestando a atividade. Com a nova decisão, as touradas ficarão suspensas até o dia 7 de fevereiro, cancelando as lutas marcadas para os dias 4 e 6 do mesmo mês.

Pelas redes sociais, o deputado do Congresso da Cidade do México, Jorge Gaviño (Associação Parlamentar de Esquerda Liberal), informou que a decisão atendeu à Associação Civil “Todos e todas pelo amor aos touros”. “Vamos para a abolição definitiva. Esgotaremos todos os recursos legais necessários”, escreveu.

A realização de touradas vem travando um embate entre grupos de defesa dos direitos dos animais e adeptos da atividade.

Enquanto os ativistas defendem que o evento viola o direito dos animais, empresários sustentam que as lutas ofertam emprego e movimentação financeira. Em meio às brigas em tribunais, estados como Sinaloa, Guerrero e Coahuila, por exemplo, precisaram limitar as touradas devido às medidas judiciais.

Por Camila Stucaluc

Fonte: SBT News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.