Tubarão-tigre é morto por pescadores no Ceará e imagens repercutem nas redes sociais

Imagens de um tubarão-tigre morto por pescadores repercutiram nas redes sociais. As fotos foram registradas na última quinta-feira (4), na Lagoa da Volta, em Acaraú, no litoral do Ceará, e mostram o animal sendo colocado na carroceria de uma camionete. A espécie faz parte da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, mas a captura não é proibida no Brasil. No entanto, o tubarão-tigre está ameaçado por causa da pesca predatória.
O animal pode chegar até nove metros de comprimento. Pelas imagens, a fêmea parece estar grávida, porém não é possível confirmar, já que o inchaço pode ser provocado por outros motivos.
“A partir do momento que é retirada uma fêmea adulta e prenha de uma determinada população, a geração seguinte pode ser gravemente comprometida, colocando em risco toda a relação de equilíbrio ecológico de um determinado ambiente”, disse o biólogo Tiago Leite, coordenador técnico do Instituto Profauna, ao UOL. Porém, ele destacou que pelas imagens é impossível confirmar a gravidez.
No Nordeste, a carne de tubarão é vendida como cação e o quilo pode custar em média R$ 28. As nadadeiras, ou seja, barbatanas, são vendidas on-line por R$ 400 cada para o mercado asiático. Segundo o biólogo, eles “apreciam essas partes para a produção de sopas que julgam ser afrodisíacas, chamadas popularmente de ‘sopa de barbatana de tubarão”.

Fonte: Itatiaia