Tutor de pitbull é preso em flagrante por ameaçar vizinhos após cachorro matar um gato; VÍDEO

Tutor de pitbull é preso em flagrante por ameaçar vizinhos após cachorro matar um gato; VÍDEO
Tutor de pitbull discutiu com moradores após cachorro matar gato em comunidade do Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

O tutor de uma cadela da raça pitbull foi preso depois que o animal matou um gato no bairro dos Torrões, na zona oeste do Recife. Segundo relato registrado no auto de flagrante, ao qual o g1 teve acesso, depois do ocorrido, o homem, identificado como Sergio Barbosa Leal, de 54 anos, atiçou a cachorra contra os vizinhos que reclamavam do fato de que ela andava sem focinheira.

VÍDEO: Homem usa pitbull para ameaçar vizinhos em comunidade do Recife

O advogado do suspeito disse que Sergio foi arranhado pelo felino e caminhava com o animal sem o equipamento de proteção porque a cadela já era conhecida na localidade (veja fala da defesa abaixo).

O caso aconteceu na quinta-feira (2), na comunidade de Roda de Fogo. Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram o corpo do gato no meio da rua e o momento em que o tutor do cachorro corre com o animal, que ele segura com uma coleira, na direção de um morador, enquanto os vizinhos gritam (veja vídeo acima).

O homem foi preso pelo delegado titular da Várzea, Luiz Alberto Braga. De acordo com auto de flagrante, o suspeito “criou o risco e não agiu para impedir” a morte do gato.

Além disso, o documento informa que, segundo mostram os vídeos gravados por testemunhas no local, o responsável pelo cachorro “não esboça qualquer reação de surpresa ou de forma a evitar o ataque feroz”.

Segundo a Polícia Civil, o homem foi autuado por crueldade contra animais. A corporação informou ainda que “o autor do crime foi encaminhado para a delegacia para as providências cabíveis”.

O decreto 19.238 de 2002, que regulamenta a Lei Municipal 16.004, de 1995, determina que animais considerados “potencialmente violentos e perigosos”, incluindo cães da raça pitbull, devem transitar com equipamentos de segurança, como guia, coleira e focinheira.

Segundo a norma, os “responsáveis por cães, que transitarem pelos logradouros públicos ou áreas de uso coletivo, serão responsabilizados pelos danos físicos e materiais causados por estes animais”.

Defesa diz que cadela tentou proteger tutor

Procurado pelo g1, o advogado Eduardo Eulálio, que representa o tutor da pitbull, disse que o cliente, Sergio Barbosa Leal, trabalha como comerciante na comunidade e passeia todos os dias com a cadela.

“Ele relata que esse passeio era, praticamente, um ritual sagrado que ele fazia cotidianamente. Foi pego de surpresa, obviamente, estava sem essa focinheira. Acho que jamais imaginaria que isso iria ocorrer, tendo em vista que o animal já era conhecido por todos ali na comunidade”, disse o advogado.

Segundo Eduardo Eulálio, o gato arranhou a perna de Sergio antes de ser atacado pela pitbull.

“Ele estava passando pela rua. Dois gatos saíram e um deles atacou a perna dele, arranhou. Quando ele tentou se livrar, arranhou a outra perna também. E foi nesse meio-tempo que o cachorro abocanhou [o gato]. Ele tem as lesões, foi no mesmo dia se vacinar”, afirmou.

Além disso, de acordo com o advogado, o comerciante tentou acalmar a situação, mas ficou nervoso diante da reação dos moradores.

“No primeiro momento, ele tentou manter a calma e, naquele contexto, ele disse que, de fato, começou a bater boca porque, diante de toda aquela situação, pediu para reduzirem o tom de voz e as pessoas não estavam compreendendo”, disse Eduardo Eulálio.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.