Tutor nega abandono de cães dentro de imóvel em Salvador; um deles foi adotado e três cadelas levadas para castração

Tutor nega abandono de cães dentro de imóvel em Salvador; um deles foi adotado e três cadelas levadas para castração
Tutor nega abandono de cães dentro de imóvel em Salvador; um deles foi adotado e três cadelas levadas para castração — Foto: Reprodução/TV Bahia

O tutor dos 16 cachorros que estavam dentro de um imóvel na região da Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador, negou que tenha abandonado os animais no local. Conforme o mecânico Roberto Orleans, alguns cães precisam de remédios, mas não são “maltratados”.

VÍDEO: Tutor nega abandono de cães dentro de imóvel em Salvador

“Meus cachorros se você for olhar, têm uns que estão um pouco magros, estão precisando de remédio de verme e eu vou comprar hoje. Os outros são bem tratados, não são maltratados. Agora tem horas que eu não consigo limpar, mas já chamei um rapaz e nós vamos tirar os ferros do chão e arrumar tudo, deixar tudo limpo”, disse Roberto Orleans.

A versão apresentada pelo tutor dos animais é diferente da dos moradores do bairro, que afirmam que os cachorros vivem em situação de precariedade e o mecânico não tem mais condições de criá-los.

Na terça-feira (20), o mecânico se comprometeu a fazer a limpeza do imóvel. No entanto, na quarta (21), a casa estava da mesma forma que encontrada nos outros dias.

Um dos cachorros foi adotado e três cadelas levadas por uma ONG para castração. Elas serão devolvidas quando o local tiver condições de abrigá-las.

Em entrevista à Rede Bahia, os vizinhos afirmaram que os animais vivem em uma área de muita sujeira, além de passarem fome, e convivem com escassez de água e atenção. De acordo com eles, o responsável não mora no imóvel.

Em imagens, é possível identificar a sujeira e a falta de condições para a criação dos animais. Além disso, os moradores pedem ajuda para a compra de remédios contra pragas e alimentação.

Alguns residentes afirmam que vão ao local e ajudam os cachorros, mas fazem apelo para que os animais sejam resgatados. Por conta do abandono, os animais fazem muito barulho durante o dia.

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) da prefeitura de Salvador disse que enviou um médico veterinário ao local para avaliar as condições dos animais.

A prefeitura destaca ainda que em caso de crime de maus-tratos, o cidadão pode denunciar através dos canais oficiais da prefeitura.

Moradores pedem ajuda para resgate de cachorros abandonados em imóvel na BA — Foto: Reprodução/TV Bahia
Moradores pedem ajuda para resgate de cachorros abandonados em imóvel na BA — Foto: Reprodução/TV Bahia

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.