VÍDEO: cavalo morre após bater em moto na Recife, PE

VÍDEO: cavalo morre após bater em moto na Recife, PE
Cavalo morreu após bater em moto na Avenida José Rufino, na Zona Oeste do Recife. Foto: Reprodução/WhatsApp

Um acidente nessa quinta-feira, 4 de janeiro, na Avenida José Rufino, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, deixou um motociclista ferido após uma colisão com um cavalo que morreu no local.

Testemunhas disseram que o animal saiu disparado, preso sozinho a uma carroça, em meio ao trânsito na movimentada avenida, quando colidiu com a moto.

Um vídeo enviado para o WhatsApp do Portal de Prefeitura mostra instantes após a batida, onde aparecem o motociclista e o animal caídos na via próximo da carroça e da motocicleta.

No momento do acidente, por volta das 9h da manhã, a avenida estava engarrafada. Populares disseram que a sequência dos fatos foi a seguinte: o dono do animal havia descido da carroça para pegar a tábua onde ele se senta, que havia caído na pista, quando o cavalo se assustou e saiu correndo, batendo na traseira de um carro, quase sento atropelado por um ônibus em um cruzamento, até que houve a colisão entre o animal e o piloto da moto.

O motociclista foi socorrido por uma ambulância do Samu, que o levou para a UPA dos Torrões.

Extinção de veículos de tração animal

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu dois requerimentos de sua autoria na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada em 12 de junho de 2023.

Um deles pede a extinção de veículos de tração humana, a exemplo da restrição que já existe para os veículos com tração animal. Esses veículos são conduzidos pelos catadores de materiais reciclados e carroceiros e a vereadora quer que seja fomentada a criação de outro veículo para a coleta e reaproveitamento.

O requerimento número 6614/2023 dirige indicação ao prefeito João Campos para que seja viabilizada a criação e implementação do Programa de Erradicação de Veículos de Tração Humana e Animal com fomento à aquisição de tecnologias que não submetam seres humanos ou animais a maus-tratos e condições indignas de trabalho e de vida.

“O nosso pedido é dirigido ao prefeito e também ao secretário de Meio Ambiente, Oscar Barreto. Queremos que eles criem um programa para permitir que catadores, recicladores e carroceiros possam adquirir carroças que não o sujeitem à indignidade”.

Já há um Decreto Municipal nº 32.121/19, que regulamenta o Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal no Município do Recife.

Por Weverton Kaero

Fonte: Portal de Prefeitura

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.