Vídeo: número de peixes-bois resgatados no Amazonas dobra em 2019

Vídeo: número de peixes-bois resgatados no Amazonas dobra em 2019
Animais feridos e órfãos passam por reabilitação no INPA. - Foto: Reprodução/TV Em Tempo

Somente dos quatro primeiros meses de 2018, dez peixes-bois foram resgatados no Amazonas. A maioria ferido e vítima da pesca ilegal. Nem todos conseguem voltar à natureza depois do resgate.

Só em abril foram três filhotes resgatados. Um deles estava às margens do rio Solimões, próximo ao Iranduba, quando foi salvo por policiais militares do Batalhão Ambiental. Ele apresentava ferimentos e pesava aproximadamente 15 quilos.

A maioria desses animais são resgatados depois de ficarem presos em redes de pescas, ou órfãos, devido a caça ilegal. O veterinário Anselmo D’Affonseca é quem recebe esses peixes-bois para serem tratados no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Em 2018, cinco animais foram resgatados. Nos primeiros meses deste ano já foram dez. No INPA eles recebem os cuidados necessários antes do retorno à natureza, mas nem todos conseguem voltar ao habitat natural. Alguns acabam domesticados.

Ao todo, 55 animais vivem atualmente em Manaus. Os saudáveis e que não retornam ao meio ambiente servem de atração para os visitantes.

A espécie está ameaçada de extinção. Os animais que conseguem retornar ao habitat natural geralmente são levados para uma reserva de desenvolvimento sustentável em Anori, no interior do Amazonas.

Veja a reportagem completa da TV Em Tempo:

https://youtu.be/8ezeOm30TXw

Por Juliano Couto

Fonte: Em Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.