Voluntários que acolhem cachorros de rua no Entorno (DF) sofrem ameaças

Voluntários que acolhem cachorros de rua no Entorno (DF) sofrem ameaças

Um grupo de protetores de animais em situação de rua de Valparaíso (GO), região do entorno do Distrito Federal, tem recebido algumas mensagens de ódio por ajudar cachorros em uma praça pública abandonada da região. Os voluntários do projeto “Cães de Rua também amam” relatam que dois dos cães já foram agredidos e pedem ajuda da população para tirar os bichinhos dessa situação.

Elaine Borges, 42, servidora pública federal e voluntária do projeto, conta que o foco principal é voltado aos cães, mas também alimentam e direcionam os gatos de rua para adoção responsável. “O nosso trabalho é alimentar, castrar, vacinar e vermifugar os animais. A gente tenta diminuir o número da população de animais de rua e tenta dar o mínimo de qualidade de vida para eles”.

Hoje, o projeto cuida de 17 animais, onde 9 deles estão na praça abandonada e outros 8 foram transferidos para lares temporários (espécie de abrigos). Os voluntários têm de arcar com as despesas do próprio bolso e não possuem ajuda externa. Alguns dos animais são castrados e estão disponíveis para adoção responsável.

Veja alguns dos cães disponíveis para adoção:

Ameaças

O projeto conta com o reconhecimento de alguns profissionais da área veterinária, mas, segundo a servidora, nos últimos tempos, os voluntários estão recebendo intimações diretas e ameaças contra a integridade dos animais. “Agora no período da chuva, adquirimos algumas casinhas para que eles se abriguem. As casas foram coladas em uma praça, que inclusive é ponto de droga”, disse Elaine.

“Depois que fizemos isso, recebemos diversas represálias dos moradores dizendo que não deveríamos continuar ali. Um dos moradores disse que iria ‘arrebentar’ os animais”, completou.

Nos últimos dias, alguns gatos apareceram mortos na rua, mas sem marcas, com suspeitas de envenenamento. Outros dois cães sofreram lesões corporais por duas pessoas que agrediram os animais de madrugada e fugiram do local.

Veja os animais lesionados:

A Delegacia de Estado do Meio Ambiente (DEMA) foi procurada pelos voluntários, mas informou que a situação deveria ser denunciada para a Delegacia de Polícia (DP). Ao chegarem na DP, o registro do boletim de ocorrência não foi feito por alegarem que o projeto não apresentou prova cabal das agressões.

O que diz a lei

Segundo a A Comissão Especial de Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), a lei estadual de número 21.551/22, alerta sobre a “ilegalidade de qualquer medida que proibida ou impeça a alimentação de animais em situação de rua em Goiás”.

Veja:

A Comissão Especial de Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lançou nesta terça-feira (19 de dezembro) campanha para alertar sobre a ilegalidade de qualquer medida que proibida ou impeça a alimentação de animais em situação de rua em Goiás
A Comissão Especial de Direito Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lançou nesta terça-feira (19 de dezembro) campanha para alertar sobre a ilegalidade de qualquer medida que proibida ou impeça a alimentação de animais em situação de rua em Goiás

Para quem quiser ajudar o projeto, ligue pelo número (61) 98433-6401 ou entre em contato pelo Instagram: @caesderua.tambem.amam.

Por Caio Figueiredo

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.