Anta é resgatada após passar 3 dias em buraco em MT

Anta é resgatada após passar 3 dias em buraco em MT
Animal caiu em buraco cheio de lama em Santa Cruz do Xingu (Foto: Leandro Kervalt/Agência da Notícia)

Depois de passar cerca de três dias em buraco com lama, uma anta foi resgatada por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e policiais militares na zona rural de Santa Cruz do Xingu, município a 994 km de Cuiabá, nesta terça-feira (23). De acordo com a Polícia Militar, cinco homens auxiliaram no resgate do animal, que durou aproximadamente uma hora.

O animal foi encontrado por moradores da região, que acionaram a prefeitura. A anta foi encontrada em uma região de mata próxima de um córrego no assentamento Brasipaiva. O local fica em uma fazenda a 30 km do centro daquele município.

No resgate, os fiscais e policiais usaram enxadas para auxiliar a saída do animal. O buraco de aproximadamente 2 metros de profundidade estava cheio de lama. Segundo a PM, a anta estava debilitada e com ferimentos nas orelhas.

Nas imagens, filmadas durante o resgate, o animal tenta sair, mas cai novamente no buraco. Em seguida, ela consegue se apoiar e sair. Depois de deixar o buraco, a anta vai em direção à região de mata e volta ao habitat. De acordo com a prefeitura, após o resgate o animal não foi mais visto.

A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero herbívoro do Brasil e pertence à família Tapiridae. O animal de grande porte pode medir até 2 metros de comprimento e pesar até 250 quilos. Tem focinho alongado que lembra uma pequena tromba.

Alimenta-se de galhos, gramíneas, plantas aquáticas, cascas de árvores, folhas de palmeiras e também frutos como cajá, jamelão e açaí. A anta vive entre a vegetação da floresta e geralmente procura alimento em matas e pastos, ao anoitecer.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *