Abandono de animais aumenta em dezembro e protetores em Ribeirão Preto, SP, alertam para problema

Abandono de animais aumenta em dezembro e protetores em Ribeirão Preto, SP, alertam para problema
Após serem abandonados, Kiara e Caramelo estão provisoriamente em um hotel para cachorros em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV

O mês de dezembro traz uma preocupação a mais para protetores de animais e Organizações Não-Governamentais (ONG).

Isso porque é justamente nesta época do ano que os abandonos se tornam ainda mais frequentes.

VÍDEO: Casos de abandono de animais aumentam em dezembro

A explicação, segundo a advogada Fabíola Maria Coelho, da Comissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ribeirão Preto (SP), está nas férias e também nas festas de fim de ano.

No entanto, ela alerta, o abandono de animais é crime e a pessoa pode ser penalizada com até cinco anos de reclusão.

“Época de férias, Natal, Ano Novo, as pessoas preferem viajar. Às vezes, não têm condições de deixar o animal em um abrigo, um hotelzinho. Dinheiro pra viajar tem, mas pro bichinho, não. E aí a pessoa vai abandonar esse animal. Se o animal for gato ou cachorro, essa pena é de dois a cinco anos de detenção, mais multa e proibição da guarda do animal”.

Os vira-latas Kiara e Caramelo foram abandonados recentemente em Ribeirão Preto e agora buscam por um lar.

Kiara tem 1 ano e foi abandonada recentemente em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV
Kiara tem 1 ano e foi abandonada recentemente em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV

Os dois, que têm 1 ano, estão temporariamente em um hotel na cidade e não podem ser separados, o que torna o processo de adoção ainda mais difícil, como conta a protetora Edna Fernandes.

“Esses dois cães foram abandonados e a gente está em uma busca frenética, está sendo muito difícil. Protetores, ONGs falam que, pelo período, estão superlotados. Este período é o período mais difícil, porque o que mais tem são abandonos, então a gente está nessa luta para que esses dois anjinhos consigam um lar”.

Adoção tem de ser responsável

Adotar um animal requer muito mais do que o amor que uma pessoa possa ter por ele. É preciso consciência de que ele requer cuidados e muita atenção.

Gerente de um hotel para cães, Michel Baroni explica que os gastos não são poucos e a pessoa interessa tem de estar preparada para uma nova rotina com o animal.

“Tem de gostar muito de animais e não adianta só adotar e colocar ele em um apartamento. Tem de ter brinquedos educativos para eles roerem, passeios, ração, petisco”.

Caramelo tem 1 ano e busca por um lar em Ribeirão Preto (SP) após abandono — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV
Caramelo tem 1 ano e busca por um lar em Ribeirão Preto (SP) após abandono — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV

Além disso, tutores precisam ter em mente que o animal faz parte da vida da família e se não pode viajar, precisa de um lugar para ficar enquanto aguarda a volta dos tutores.

“Acho que é essa conscientização que a gente tem de ter. Não é o período de férias, período de festas, que tem de abandonar os animais. Tem muitos lugares que podem acolhê-lo, como os hoteizinhos, que tem valores acessíveis”, diz Edna.

Denúncias para casos de abandono e maus tratos contra animais podem ser feitas pelos telefones 181 e 190 em qualquer época do ano.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.