Associação apela para o fim da indústria da carruagem em Montreal, no Canadá

Associação apela para o fim da indústria da carruagem em Montreal, no Canadá
Montreal deve eliminar gradualmente a indústria da carruagem, como tem sido feito em Nova York, Toronto e Paris, diz a SPCA. (ALLEN MCINNIS / GALERIA DE MONTREAL)

Um grupo que quer acabar com a indústria da carruagem em Montreal realizou uma vigília e uma marcha no bairro Vieux-Montréal, no último dia 27, para protestar contra os maus-tratos aos cavalos.

Os organizadores queriam tentar dissuadir os moradores de Montreal e os turistas de fazerem passeios em carruagens puxadas por cavalos. Se eles se recusassem, os manifestantes seguiriam as carruagens pelas ruas do bairro.

“Queremos informar as pessoas sobre os danos que a indústria de carruagem inflige aos cavalos”, disse Fréderic Thériault, presidente da  Associação Terriens, grupo que estava organizando a manifestação.

Thériault disse que os manifestantes não queriam nenhum confronto com os boleeiros, que dirigem as carruagens.

“Nós não somos contrários aos boleeiros pessoalmente, mas contra a indústria da carruagem”, disse Fréderic Thériault.

O grupo havia anunciado o protesto em sua página no Facebook no último dia 19, sexta-feira, um dia antes de dois cavalos de carruagem terem se envolvido em acidentes na cidade de Quebec.

No sábado, um boleeiro perdeu o controle de um cavalo, fazendo com que o animal subisse descontrolado uma ladeira e o boleeiro se ferisse quando a carruagem voltou. No mesmo dia, um cavalo caiu ao chão perto do hotel Château Frontenac e não foi capaz de ficar em pé até que recebesse tratamento de um veterinário.

No ano passado, o prefeito de Montreal, Denis Coderre, tentou colocar uma moratória de um ano sobre a indústria de carruagem da cidade depois que um cavalo escapou de seu dono e foi atingido por um carro em Griffintown. Coderre disse que queria “começar do zero” e prometeu regras mais rígidas e padrões profissionais que garantiriam o bem-estar animal e a segurança pública.

No entanto, o Supremo Tribunal de Quebec anulou o regulamento, dizendo que a cidade não poderia proibir os passeios de carruagem depois de ter concedido permissões aos boleeiros para a próxima temporada turística.

Em dezembro, o município de Ville Marie votou a favor de doar US$ 500.000 para a indústria da carruagem (aproximadamente mais de 1 milhão e quinhentos mil reais). O dinheiro vai para a criação de “estações de espera” para as carruagens e para melhorar o bem-estar dos cavalos, bem como manter as ruas de paralelepípedos do Vieux-Montréal limpas.

O restante do dinheiro será utilizado para a colocação de microchips nos cavalos, e para profissionalizar os boleeiros, por meio de treinamento e do uso de uniformes.

Após a ocorrência dos dois incidentes na cidade de Quebec, a SPCA (Sociedade de Prevenção à Crueldade aos Animais) de Montreal disse que chegou a hora de Montreal eliminar a indústria da carruagem, tal como foi feito em Nova York, Toronto e Paris.

“É hora de seguir o exemplo eliminando esta indústria antiquada, desumana e insegura”, declarou a SPCA em sua página do Facebook.

A SPCA diz que recebe todos os anos centenas de reclamações dos cidadãos sobre as condições de trabalho e o estado geral dos cavalos de carruagem em Montreal. A SPCA e outros ativistas dos direitos dos animais dizem que as carruagens pitorescas puxadas a cavalo são cruéis e ultrapassadas.

Um porta-voz da indústria da carruagem da cidade não estava disponível para comentar sobre esse tema antes da manifestação.

Por Katherine Wilton / Tradução de Ana Luiza Cassin

Fonte: Montreal Gazette

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.