Biólogos fazem apelo para proteção de tartarugas nas praias urbanas de Natal

Biólogos fazem apelo para proteção de tartarugas nas praias urbanas de Natal
Foto: Projeto Tartarugas ao Mar

Biólogos do Projeto Tartarugas ao Mar estão monitorando as desovas no litoral do Rio Grande do Norte. De acordo com os especialistas, a maior preocupação é com a proteção dos animais que estão desovando atipicamente em praias urbanas como Ponta Negra e Areia Preta. “O nosso litoral é o maior berçário do Atlântico Sul da tartaruga-de-pente, espécie ameaçada de extinção. Então precisamos da ajuda da população para ficarem alertas aos cuidados que precisam ter ao se depararem com os animais”, alertou o biólogo Lucas Gabriel, do Projeto Tartarugas ao Mar e presidente da Associação de Proteção e Conservação Ambiental de Cabo de São Roque.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma tartaruga saindo do mar na Praia de Areia Preta para fazer a desova e foi surpreendida por flashes de máquinas fotográficas, o que atrapalhou o processo. “A interrupção do momento acaba causando uma agressão ao animal e ele se sente ofendido e volta ao mar”, explicou o biólogo.

“Esse período, de dezembro a junho, é o período de desova das tartarugas. O que a gente recomenda para os banhistas é de quando se deparar com esses animais saindo para fazer a desova, não interrompam, não façam foto, para proteção desses animais”, alertou Lucas Gabriel.

A Ong Tartarugas ao Mar existe desde 2016 e já registrou mais de 1 mil ninhos ao longo do litoral.

Importante

A Ong Tartarugas ao Mar avisa que se alguém verificar a presença de tartarugas na praia, ligar para o (84)99859.0506.
@apccabodesaoroque

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por TV Ponta Negra- SBT (@tvpontanegrarn)

No último domingo (21), uma tartaruga chegou na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal para desovar, porém, não conseguiu, pois acabou ficando assustada com a população que a encontrou e começou a fazer fotos e vídeos. Segundo uma das voluntárias do projeto, as luzes e lanternas dos celulares podem ter feito o réptil desistir e ir embora. Este, foi um exemplo que os biólogos usam para alertar a população, e orientam que ao encontrarem uma tartaruga liguem imediatamente para o número (84 9 9859-0505) e evitem mexer ou tirar fotos do animal.

“Essa temporada veio com tudo e a gente está tendo muitos casos de tartaruga tentando desovar em praias que normalmente não acontecem. Já teve casos em Ponta Negra, Areia Preta e Pirangi, próximo a Búzios. Estamos vendo a necessidade de conseguir chegar ao público explicando a questão do nosso litoral ser o maior berçário do Atlântico Sul, da Tartaruga-de-Pente que é uma tartaruga ameaçada da extinção. E a gente tá precisando da ajuda da população, principalmente em não intervir, ou em comunicar quando vir uma tartaruga ou quando vir algo que se pareça um ninho de tartaruga para podermos realizar nosso trabalho”, comentou Sara Avelino, voluntária do Projeto Tartarugas ao Mar.

Fonte: Ponta Negra News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.