Caçadores de paca são presos em flagrante pela Guarda Ambiental de São Bernardo, SP

Caçadores de paca são presos em flagrante pela Guarda Ambiental de São Bernardo, SP

A Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo frustrou com êxito, na madrugada desta segunda-feira (11/05), esquema de caça irregular de animais silvestres, na região do Pós-Balsa. Durante a ação, dois indivíduos foram presos em flagrante após realizarem a captura de uma paca, espécie de roedor que habita áreas de matas tropicais em especial próximos a rios e riachos.

De acordo com os guardas municipais, a dupla foi detida enquanto estavam montando armadilhas do tipo canhão, bastante utilizadas para caça de animais e de aves. As armadilhas estavam instaladas em área de difícil acesso na mata, onde o acesso é possível apenas de barco.

No barco dos caçadores foram encontrados diversos equipamentos utilizados na caça e pesca irregular. Com isso, ambos foram presos por crime ambiental e multados, cada um, no valor de R$ 5.000.

FISCALIZAÇÃO – Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo, em ação conjunta com o Ministério Público (MP), adotou uma política de respeito e preservação ao Meio Ambiente, aumentando a fiscalização às margens da represa, além de inibir construções ilegais em áreas de mananciais.

Todas as ocorrências registradas pela Guarda Ambiental são encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal.

Dois indivíduos foram presos em flagrante após realizarem a captura de uma paca. – Foto: PMSBC
No barco dos caçadores foram encontrados diversos equipamentos utilizados na caça e pesca irregular. – Foto: Divulgação/PMSBC

Por Daniel Macário

Fonte: Secom/PMSBC via ABC do ABC

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.