Caçadores de paca são presos em flagrante pela Guarda Ambiental de São Bernardo, SP

Caçadores de paca são presos em flagrante pela Guarda Ambiental de São Bernardo, SP
Guarda Ambiental de São Bernardo prende caçadores de paca no Pós-Balsa. Crédito: Divulgação/PMSBC

A Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo frustrou com êxito, na madrugada desta segunda-feira (11/05), esquema de caça irregular de animais silvestres, na região do Pós-Balsa. Durante a ação, dois indivíduos foram presos em flagrante após realizarem a captura de uma paca, espécie de roedor que habita áreas de matas tropicais em especial próximos a rios e riachos.

De acordo com os guardas municipais, a dupla foi detida enquanto estavam montando armadilhas do tipo canhão, bastante utilizadas para caça de animais e de aves. As armadilhas estavam instaladas em área de difícil acesso na mata, onde o acesso é possível apenas de barco.

No barco dos caçadores foram encontrados diversos equipamentos utilizados na caça e pesca irregular. Com isso, ambos foram presos por crime ambiental e multados, cada um, no valor de R$ 5.000.

FISCALIZAÇÃO – Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo, em ação conjunta com o Ministério Público (MP), adotou uma política de respeito e preservação ao Meio Ambiente, aumentando a fiscalização às margens da represa, além de inibir construções ilegais em áreas de mananciais.

Todas as ocorrências registradas pela Guarda Ambiental são encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal.

Dois indivíduos foram presos em flagrante após realizarem a captura de uma paca. – Foto: PMSBC
No barco dos caçadores foram encontrados diversos equipamentos utilizados na caça e pesca irregular. – Foto: Divulgação/PMSBC

Por Daniel Macário

Fonte: Secom/PMSBC via ABC do ABC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.