Canil clandestino que usava cães para reprodução e comercialização é fechado por maus-tratos em MT

Canil clandestino que usava cães para reprodução e comercialização é fechado por maus-tratos em MT
Os animais estão sob os cuidados da Secretaria de Bem-Estar Animal — Foto: Reprodução

Uma operação realizada pela Secretaria-Adjunta de Bem-Estar Animal e pela Delegacia de Meio Ambiente (Dema) fechou um canil clandestino e resgatou 12 cães nesta quinta-feira (14) no bairro Nova Esperança em Cuiabá.

Segundo a Secretaria, dentre os cachorros resgatados estão alguns da raça pitbul, boxer, american bull e sem raça definida, o que traz indícios de que os animais estavam sendo utilizados para reprodução e comercialização de filhotes.

No local, a equipe encontrou uma geladeira desligada, onde havia um pacote com pulmão bovino que exalava mau cheiro. Os agentes acreditam que o material seria utilizado para alimentar os cães.

Além disso, foi encontrada também uma panela com comida azeda. De acordo com os profissionais, o ambiente estava “totalmente insalubre e a situação de maus-tratos era de extrema gravidade”.

De acordo com os profissionais, o ambiente estava "totalmente insalubre e a situação de maus-tratos era de extrema gravidade". — Foto: Reprodução
De acordo com os profissionais, o ambiente estava “totalmente insalubre e a situação de maus-tratos era de extrema gravidade”. — Foto: Reprodução

No espaço também havia uma quantidade inadequada de ração para o número de animais, água imprópria para o consumo, vasilhas sujas e acúmulo de fezes e urina.

O proprietário do canil não foi encontrado, mas, segundo a Dema, ele já havia sido notificado e multado anteriormente. A polícia segue investigando o caso.

Dentre os animais resgatados, estão alguns da raça Pitbull, Boxer, American Bully e sem raça definida. — Foto: Reprodução
Dentre os animais resgatados, estão alguns da raça Pitbull, Boxer, American Bully e sem raça definida. — Foto: Reprodução

Os animais estão sob os cuidados da Secretaria de Bem-Estar Animal e devem por castração, vacinação e vermifugação para que futuramente possam ser colocados para adoção.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.