Carroceiros bloqueiam avenida durante cinco horas contra projeto que proíbe uso de animais em Teresina, PI

Carroceiros bloqueiam avenida durante cinco horas contra projeto que proíbe uso de animais em Teresina, PI
Carroceiros bloqueiam a Av. Marechal Castelo Branco em protesto contra lei que institui descanso semanal para animais de carga — Foto: Ravi Marques/ TV Clube

Um grupo de carroceiros fez uma barricada e bloqueou o trânsito, por cerca de cinco horas, nos dois sentidos da Avenida Marechal Castelo Branco, na altura da Câmara de Vereadores de Teresina , nesta terça-feira (6). O grupo protestou contra um indicativo de projeto de lei de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinas (Patriota), que busca proibir o uso de animais de carga para trabalho na capital.

O protesto começou por volta das 7h e os dois sentidos da via permaneciam interditados até meio-dia. A Polícia Militar, a Superintendência Municipal de Transportes e a Guarda Civil Municipal acompanharam o protesto e o trânsito foi desviado para evitar congestionamentos na avenida.

O grupo de carroceiros fechou a via com as carroças e animais e ateou fogo a uma barricada feita com pneus. O fogo foi apagado pelo corpo de bombeiros, mas a interdição permaneceu.

Carroceiros bloqueiam a Av. Marechal Castelo Branco em protesto contra projeto que proíbe uso de animais em Teresina — Foto: Lucas Marreiros/g1
Carroceiros bloqueiam a Av. Marechal Castelo Branco em protesto contra projeto que proíbe uso de animais em Teresina — Foto: Lucas Marreiros/g1

Em entrevista ao g1, os manifestantes informaram que protestaram contra o indicativo de projeto de lei de autoria da vereadora que, segundo eles, irá prejudicá-los. Por volta de 10h30, um grupo foi recebido pela parlamentar para conversar sobre o projeto.

Projeto prevê substituição gradual de animais

A proposta da vereadora Thanandra prevê a redução gradual até a proibição total da utilização dos animais, e inserção dos trabalhadores no mercado de recicláveis. O projeto propõe a proibição dos veículos de tração animal na zona urbana de Teresina no prazo de 34 meses após a sanção.

O indicativo de projeto de lei será lido em sessão na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (6). Depois, será encaminhado para a Prefeitura de Teresina, que deve analisar e, caso se interesse pelo projeto, o reenvia para a Câmara de Vereadores, para votação.

Projeto anterior suspenso

Outro projeto da vereadora, que determinava um descanso semanal aos animais, também foi motivo de protestos semelhantes no final de 2021.

Em entrevista coletiva, a vereadora explicou que cancelou o projeto, que previa o descanso semanal, por conta da reação dos carroceiros. Ela elaborou então o indicativo, com a intenção de proibir a circulação dos carroceiros. As alternativas à profissão, segundo ela, devem ser definidas pela Prefeitura.

“A prefeitura vai poder fazer projetos para qualificar essas pessoas para a reciclagem, pode ser para o CTA [Consórcio Teresina Ambiental, responsável pela limpeza urbana da capital], ou financiar os cavalos de lata. A prefeitura vai ter que dar um jeito”, disse a vereadora.

Fonte: g1


Nota do Olhar Animal: A tração animal têm que ser banida. Regulamentá-la é uma tentativa vã de agradar os carroceiros e os protetores dos animais. E acaba por não atender aos interesses de qualquer um deles e muito menos aos dos animais, que continuam a ser explorados e vitimados pelos maus-tratos. A embocadura, por exemplo, é a origem de sérios problemas. Vide matéria abaixo. O uso de animais para tracionar, além da objetificação dos bichos, tem outros aspectos que resultam em uma situação terrível para estes seres. Os ganhos com a exploração dos cavalos nunca são suficientes para manter o carroceiro e sua família e, ao mesmo tempo, propiciar as condições mínimas de sobrevivência para o animal (boa alimentação, assistência veterinária frequente, suplementos, etc.). Por outro lado, manter os carroceiros nesta atividade é condená-los a uma vida miserável. Lamentavelmente, eles mesmos acreditam que essa é a única forma de sobreviverem e, para atrapalhá-los, são insuflados por seus pseudo-defensores (comumente políticos oportunistas) a resistir. A experiência, por exemplo, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, onde a tração animal foi substituída pela elétrica, melhorou significativamente a qualidade de vida dos carroceiros. Hoje, o líder dos charreteiros é um dos grandes defensores do fim da tração animal e atesta essa melhoria de condições de vida para si e sua família, inclusive conseguindo desfrutar de férias, algo impensável nos tempos da tração animal.

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.