Cavalo debilitado e carregando muito peso tomba em Juazeiro, BA: “Uma cena de cortar o coração”

Cavalo debilitado e carregando muito peso tomba em Juazeiro, BA: “Uma cena de cortar o coração”

Moradores de ruas adjacentes à avenida Adolfo Viana, em Juazeiro, se depararam na manhã desta quarta-feira (21) com uma cena revoltante de maus-tratos a animais, crime crime federal e passível de multa que também prevê prisão.

Um cavalo, visivelmente debilitado, que carregava uma carroça cheia de madeira, tombou por volta do meio dia, nas imediações da rua Dr. Dewilson, centro da cidade. De acordo com as pessoas que presenciaram a cena, o animal apresentava sinais de exaustão, fome e sede e teria tombado por conta do sobrepeso da carroça.

“O dono passou pela rua e acabou deixando o animal amarrado numa grade na esquina. Assim que ele saiu, sem dúvida para pegar mais carga, o animal, muito magro, caiu em total estado de exaustão e sofrimento. Uma cena de cortar o coração,” contou uma moradora ao PNB.

De acordo com ela, funcionários de uma loja tiraram a corda do animal e deram água.

“Já solto, ele saiu atrás dos matos da rua para comer. Nós ligamos para a PM e até veio uma viatura, mas o policiais olharam e nada fizeram. Saíram sem sequer esperar o dono do animal chegar,” relatou outro morador.

Ainda de acordo com os moradores, passado um tempo o dono retornou ao local e, bastante irritado, levou o animal ainda dando chicotadas.

“Quando ele apareceu que viu a carga no chão e o animal solto, foi bastante ignorante e carregou o cavalo, batendo no animal. Revoltante, pois estes donos de animais de tração ganham dinheiro como carroceiros e ainda maltratam os cavalos e jegues. Não conhecemos este homem tão cruel, mas volta e meia ele passa por aqui. Ele precisa ser identificado e punido,” denunciou o morador.

Problema antigo

Em Juazeiro, norte da Bahia, presenciamos diariamente nas ruas carroças sendo puxadas por cavalos e jegues famintos, com sede e submetidos a todo tipo de maus-tratos. Sem a menor consciência de respeito ao animal que lhes garante o sustento, os donos os submetem a um trabalho excessivo, expostos ao sol, chuva, com cargas pesadas e ainda sob chibatadas. É visível o estado de sofrimento e exaustão de muitos animais que transitam pela cidade. Uma ação viável dos poderes públicos precisa dar resposta a este problema antigo e fim a crueldade a que são submetidos os animais de tração.

Crueldade: Cavalo debilitado e carregando muito peso tomba nas imediações da Avenida Adolfo Viana, Juazeiro: “Uma cena de cortar o coração”

Fonte: Preto no Branco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.