Com 45 munições, caçadores são presos com carne de jacaré em Bonito, MS

Com 45 munições, caçadores são presos com carne de jacaré em Bonito, MS
Animais foram abatidos no Rio Miranda. - (Foto: Divulgação/PMA)

Dois homens foram presos na madrugada desta quarta-feira (16), em uma estrada vicinal de Bonito, a 295 quilômetros de Campo Grande, com carne de jacarés, rifles e 45 munições intactas. Além da prisão, eles foram autuados em R$ 2,5 mil, cada um por caça ilegal e porte de arma.

Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), a equipe fiscalizava a região junto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), em uma região conhecida como Bifurcação do Quati. Eles abordaram os caçadores em um Fiat Strada. No carro, havia a carne de dois animais abatidos no Rio Miranda.

Durante a vistoria ao veículo, não foi encontrada nenhuma arma, porém a equipe continuou buscas na vegetação próxima ao local da abordagem e encontrou, a cerca de 15 metros, uma espingarda do mesmo calibre das munições, de calibre 22, que foram jogadas no matagal para tentar despistar a polícia, quando perceberam a barreira.

Os infratores, de 31 e 36 anos, são moradores de Bonito, e receberam voz de prisão, sendo conduzidos para delegacia de Polícia Civil do município, juntamente com o material apreendido, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e munições e por crime ambiental de caça e transporte de produto da fauna ilegalmente.

Vale lembrar que a pena para o crime é de seis meses a um ano de detenção pela caça e de dois a quatro anos de detenção pelo porte ilegal de arma e munições. O jacaré, mesmo sendo animal símbolo do Pantanal, também é lembrado por ser vítima da caça ilegal na região. Interessados principalmente na cauda, caçadores e quadrilhas especializadas neste tipo de crime saem em busca do animal silvestre, causando “desequilíbrio” em um período de 8 a 10 anos para que a natureza reponha este animal em todo o seu ciclo reprodutivo.

Por Karina Campos

Fonte: Midiamax

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.