Curso capacita voluntários para atender animais em acidentes

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) sediou nesta quinta-feira (09), em Paranaguá, PR, o segundo curso de capacitação para voluntários que atuarão no atendimento da fauna petrolizada, em caso de acidentes ambientais envolvendo derramamento de óleo e produtos químicos perigosos.

O curso faz parte de um convênio entre a Appa e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá e da Universidade Estadual do Paraná (Funespar), responsável por este trabalho com a fauna em caso de acidentes.

Cinquenta alunos do curso de Biologia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participaram da capacitação, ministrada pelo capitão Eduardo Pinheiro, diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastres (Cedep/PR), entidade ligada à Casa Militar do Governo do Paraná.

Durante o curso os voluntários receberam informações sobre o que é uma Unidade de Despetrolização de Fauna, ações de resgate, apoio no transporte de animais resgatados, triagem e destinação da fauna resgatada, quais as obrigações de um voluntário, como eles são acionados e qual o papel dos deles em um acidente ambiental.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explicou que o curso é uma medida de prevenção, tendo em vista que o mercado dispõe de poucos profissionais capacitados para o atendimento da fauna petrolizada em situações de acidentes ambientais.

Fonte: Agora Litoral

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *