Denúncias de maus-tratos a bovinos abalam Instituto Federal de Rondônia em Ariquemes

Denúncias de maus-tratos a bovinos abalam Instituto Federal de Rondônia em Ariquemes
FOTO: REPRODUÇÃO

Vídeos circulando em grupos de WhatsApp e em sites denunciam maus-tratos a animais bovinos no Campus Ariquemes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). As imagens mostram bezerros infestados de carrapatos, jogados no chão e sem reação para se levantar.

A denúncia partiu de pessoas ligadas à própria unidade, assegurando a veracidade das imagens. O que mais surpreende é a falta de manifestação de fiscalização por parte de órgãos competentes, mesmo com ampla divulgação das cenas em sites do estado e grupos de WhatsApp. Os denunciantes defendem que uma averiguação in loco seria o mínimo a ser feito pelos órgãos fiscalizadores.

Segundo os relatos, os animais são deixados sem água e comida por longos períodos. A pena pelo crime de maus-tratos varia desde multa de um a 40 salários mínimos por animal até prisão em casos extremos. Maus-tratos a animais configuram infração ambiental e crime ambiental, e o acusado responde nas esferas administrativa e penal, podendo ser preso em flagrante.

Até o momento, não houve manifestação oficial por parte do IFRO ou de órgãos fiscalizadores sobre o caso.

Fonte: Studio Max

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.