Desorientada em incêndio, cobra aceita água na boca dada por brigadista em floresta no Acre; VÍDEO

Desorientada em incêndio, cobra aceita água na boca dada por brigadista em floresta no Acre; VÍDEO
Cobra aceita água na boca entregue por brigadista durante incêndio no Acre — Foto: Reprodução

Uma cena um tanto inusitada foi registrada por brigadistas e bombeiros do município de Feijó, interior do Acre, durante o combate a um incêndio florestal de grandes proporções na zona rural do município nessa sexta-feira (15).

Uma cobra-cipó, de cerca de 40 centímetros, foi achada tentando fugir das chamas e desorientada quando aceitou receber água na boca entregue por um dos brigadistas que atuava no combate às chamas. (Veja vídeo abaixo)

Cobra aceita água na boca entregue por brigadista durante incêndio no Acre; Veja VÍDEO

A equipe atendia uma ocorrência no KM 2 da BR-364, sentido Feijó a Tarauacá, quando encontrou o animal. Segundo o comandante da equipe, sargento Adriano Souza, a cobra estava em uma parte que já tinha sido atingida pelo fogo e estava quase sem movimento.

“Estava bastante desorientada e ficou ali parada perto da gente. Então, começamos a resfriar o terreno ao redor dela e depois um dos brigadistas decidiu dar água para que ela pudesse beber. Ela ficou por um tempo ali meio debilitada, mas não estava queimada, acredito que era só a questão da fumaça mesmo que deixou ela desorientada. Mas, aí, retiramos ela do local e levamos para uma área verde que não tinha sido queimada”, contou o sargento.

O combate ao incêndio iniciou por volta das 14h e só foi concluído após às 17h30. Ainda segundo o comandante da equipe, a área atingida foi de cerca de 10 hectares, mas a equipe conseguiu controlar as chamas para que não chegassem a residências.

Diariamente, os brigadistas que atuam na cidade de Feijó são chamados para atender ocorrências na região, que é a que mais tem focos de incêndio do Acre. Além das chamas, eles encontram muitos animais tentando sobreviver.

“A gente sabe o que a gente passa, inalando toda essa fumaça, tendo contato com o calor do fogo e sempre nos colocamos no lugar desses animais também. Se para a gente que tem noção de como fugir é complicado, imagine como é para esses animais. É bem triste a situação. Tentamos ao máximo ajudar e evitar que eles morram, mas as vezes foge do nosso controle”, disse o sargento.

Esta semana, um grupo tentava controlar um incêndio de grandes proporções às margens do Rio Envira, no km 2 da BR-364, no interior do Acre, quando um bicho-preguiça caiu de uma árvore em chamas e tentava subir em outra que também pegava fogo.

Assustado e aparentemente ferido, o animal se esticava entre os galhos fracos da árvore e escalava até o topo. Para ajudar, o coordenador dos brigadistas que estava na ocorrência, Auricélio Dantas de Souza, jogou água e tentou apagar o fogo, abrindo caminho para o bicho conseguir subir.

Incêndio em vegetação na cidade de Feijó, interior do Acre — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros
Incêndio em vegetação na cidade de Feijó, interior do Acre — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Cidade com maior nº de queimadas

A cidade de Feijó é a que tem o maior número de focos de queimadas do estado. Dos 4.273 focos registrados nos 17 dias de setembro no Acre, 1.026 foram em Feijó. Um total de mais de 24% de todos os focos.

Os dados são captados diariamente através do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em todo o ano de 2022, de janeiro até esta quarta-feira (14), o Acre registra um acumulado de 7.361 focos de incêndio. Desse total, 27,4% foram registrados na cidade de Feijó, com um total de 2.018.

Por Iryá Rodrigues, g1 AC

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.