Espanha: os touros ‘embolados’ regressam a Valência graças ao PP e Vox após 8 anos de restrições

Espanha: os touros ‘embolados’ regressam a Valência graças ao PP e Vox após 8 anos de restrições

Oito anos depois os touros embolados regressaram às Fallas de Valência graças ao Partido Popular que governa com o Vox na Câmara Municipal. Uma decisão que não gostou de muita gente, inclusive da oposição. Eles consideram que é uma tradição arcaica que ameaça o bem-estar dos animais.

Nota da tradutora: Um toro embolado, bou embolat, que significa aproximadamente ‘touro com bolas’, é uma atividade festiva, típica de muitas cidades da Espanha, na qual um touro que tem bolas de material inflamável em chamas presas aos chifres é solto nas ruas à noite , e os participantes evitam o touro quando ele se aproxima.

Desde 2016, com governos de esquerda, não há touros embolados em Valência. Depois de anos de restrições regressaram à praça de touros de Valência. Uma praça lotada de gente querendo atear fogo aos chifres de um touro. Uma imagem que há 8 anos não se via em Valência e que voltou a ser celebrada pelo Partido Popular, decisão que a oposição rejeita categoricamente.

Sandra Gómez, secretária-geral do PSOE Valência, opôs-se a esta decisão. “A senhora catalã e o partido popular transformaram a nossa cidade na capital do abuso de animais, pois recuperaram uma das caras mais feias do mundo do touro”, comentou o socialista.

Apesar das críticas que têm recebido contra o regresso dos touros embolados, a Câmara Municipal tem insistido que esta celebração, goste ou não, “cumpre as normas regionais de bem-estar animal porque não se considera que estas bolas de fogo façam mal ao touro”.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: laSexta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.