Estado indiano abrirá novo santuário de leões asiáticos à medida que números da espécie disparam

Estado indiano abrirá novo santuário de leões asiáticos à medida que números da espécie disparam
Os esforços do departamento florestal de Gujarat para desenvolver novos habitats para o leão asiático ganharam impulso. Foto: Reprodução redes sociais

Os esforços de conservação dos leões no estado indiano de Gujarat foram tão bem-sucedidos que um novo santuário será aberto para abrigar o grande número de grandes felinos, conta o jornal The Guardian. O Parque Nacional de Gir abriga a única população de leões asiáticos do mundo e o único lugar fora da África onde um leão pode ser visto em seu habitat natural.

O número de animais ameaçados de extinção aumentou tanto – cerca de 400 em Gir e 300 em outras partes do estado – que o parque está superlotado há anos. A falta de espaço forçou os leões a fugir para aldeias e áreas costeiras.

Os conservacionistas têm pedido ao governo de Gujarat que mova alguns leões para outras partes da Índia para dar aos de Gir espaço suficiente para respirar. Manter tantos indivíduos de uma espécie no mesmo local também torna o animal vulnerável a doenças infecciosas. Porém, o governo do estado resistiu à demanda, gerando críticas de que está sendo possessivo com os leões a ponto de desconsiderar o que é melhor para os animais.

As autoridades do estado resistiram a uma decisão da Suprema Corte em 2013 ordenando que eles transferissem alguns leões para um santuário no estado vizinho de Madhya Pradesh. A decisão disse que uma mudança era essencial para evitar que uma doença pudesse aniquilar toda a população.

Agora, Gujarat afirma que alguns leões serão removidos para o Santuário de Vida Selvagem de Barda, a 100 quilômetros de distância de Gir. A nova casa terá cerca de 40 leões e está sendo preparada para receber seus novos moradores, marcando o retorno dos leões à floresta de Barda após 143 anos – a última vez que um Leão Asiático foi avistado em Barda foi em 1879.

Funcionários do santuário disseram à mídia local que a população de herbívoros estava aumentando e algumas das áreas densamente florestadas, que desagradam aos leões, seriam podadas para tornar a vegetação mais esparsa.

Em projeto intercontinental de reintrodução, guepardos são levados de avião

Para Anish Andheria, presidente do Wildlife Conservation Trust, esse é mais um “truque enganoso” de Gujarat para evitar o compartilhamento dos leões com outros estados indianos. Ele disse que alguns dos leões de Gujarat, tanto em Gir quanto em outros lugares, já haviam se mudado para Barda em busca de espaço e criticou o governo por divulgar um fato existente como uma nova solução.

“Anunciar formalmente Barda como um novo santuário de leões pode levar a mais fundos e melhor gestão da área, mas não vai aliviar a pressão sobre Gir. Na verdade, se Barda for mais amiga dos leões, os leões se reproduzirão ainda mais rápido e a população crescerá ainda mais”, disse Andheria ao Guardian. Para a Índia ter ainda mais leões, ele acrescentou, era uma boa notícia, mas a única solução significativa era que os leões fossem transferidos para outras partes do país. Só assim seria possível tirar os leões de Gir e também de outras áreas de Gujarat para dar a eles o espaço de que precisam.

“Mas Gujarat não quer fazer isso”, disse Andheria. “Não quer dividir o leão com outros estados. Ele quer manter o leão para si para desfrutar do status de único estado da Índia que tem leões. É por isso que continua apresentando esses enfeites e mudanças cosméticas que não são solução alguma”.

Em 2020, o primeiro-ministro Narendra Modi anunciou o Projeto Leão e compartilhou a determinação e o compromisso do governo de trabalhar pela conservação de longo prazo dos leões asiáticos no país, como informa o jornal Hindustan Times.

“Barda pode se tornar um lar alternativo para os leões. Para isso, o governo e o departamento florestal terão que trabalhar para melhorar o habitat e também melhorar a base de presas na região, talvez com a introdução de veados sambar. Além disso, a comunidade Maldhari terá que ser reassentada e um pacote de compensação adequado terá que ser elaborado para eles”, disse um membro do Conselho Nacional de Vida Selvagem e um especialista em leões asiáticos, falando ao jornal sob condição de anonimato.

O Projeto Leão propõe a realocação voluntária da comunidade pastoral de Maldharis para criar um “espaço inviolado” de habitat de leões de cerca de “1.000 quilômetros quadrados” em Gir e Barda. “Portanto, um pacote de reabilitação apropriado para realocação incentivada precisaria ser elaborado e oferecido a todos os moradores da floresta dentro do santuário de vida selvagem para se mudarem para fora com ajuda e vantagens adicionais que podem estar disponíveis no governo do estado de Gujarat”, afirmou.

Jalpan Rupapara, um pesquisador de leões, saudou a mudança para reabilitar os Maldharis. “Existem vários Nesses [assentamentos humanos] nas áreas protegidas de Gir que são um grande fardo para o ecossistema. Existem pelo menos 22.000 bovinos dentro das áreas protegidas, predominantemente búfalos de Madharis. Este gado é um grande competidor dos herbívoros silvestres por recursos alimentares em Gir. Com Maldharis sendo reabilitados fora das áreas protegidas, Barda tem o potencial de se tornar um segundo lar para os leões”, disse Rupapara.

Esse potencial, inclusive, já foi testado. Em 18 de janeiro de 2023, um leão macho de cerca de três anos e meio de idade, usando um colar de rádio, entrou no Santuário de Barda, o que, segundo os funcionários, mostra que Barda pode facilmente se tornar o segundo lar dos leões.

Fonte: Um Só Planeta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.