EUA: ativistas se mobilizam para fechar o aquário interativo de Las Vegas

EUA: ativistas se mobilizam para fechar o aquário interativo de Las Vegas
Manifestantes no SeaQuest Las Vegas

Defensores dos direitos dos animais se reuniram no Boulevard Mall no domingo, pedindo o fechamento do aquário interativo local. O objetivo dos manifestantes é aumentar a conscientização sobre as alegações de negligência e abuso de animais no local.

Hani Levi, um manifestante, expressou o desejo do grupo de agir. “Queremos que o público, que está indignado com o que está acontecendo, comece a agir mais em vez de apenas reclamar.”

O protesto, que incluiu defensores dos animais, ex-funcionários e veterinários, teve como alvo os aquários SeaQuest em todo o país, acusando-os de explorar animais para gerar lucro. Os manifestantes se reuniram em frente à sede do aquário em Twain e Maryland Parkway, compartilhando suas preocupações com o público.

Levi destacou a persistência do grupo. “Desde dezembro de 2016, quando eles abriram, temos protestado mensalmente em nome dos animais que não podem falar por si mesmos.”

Uma das principais questões levantadas por Levi e outros é a falta de transparência do SeaQuest. Levi mencionou: “O problema na unidade de Las Vegas é que eles não divulgam a lista de mortes. Há anos pedimos que eles divulguem o registro da lista de mortes, mas eles se recusam a fazê-lo.”

O protesto atraiu a atenção dos transeuntes, incluindo o pai Skye Carter que estava a caminho do SeaQuest com seus filhos. Carter compartilhou: “Decidimos não fazer isso e estamos mais solidários com essa causa. Faremos outra coisa hoje”.

Os registros do Condado de Clark indicam inúmeras reclamações contra o SeaQuest Las Vegas aos Serviços de Proteção Animal ao longo dos anos, bem como uma investigação do USDA. Embora o estabelecimento tenha sido aprovado em sua inspeção completa mais recente, em setembro, e os funcionários do condado o tenham considerado limpo e com pessoal suficiente, um inspetor observou alguns problemas, como tanques de tubarões turvos e um freezer de animais mortos contendo corpos rotulados desde abril de 2023.

O Canal 13 entrou em contato com o SeaQuest Las Vegas para comentar o assunto, mas não recebeu resposta a tempo para esta reportagem.

Por Isabella Martin / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: KNTV

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.