Família de médico veterinário que morreu após acidente cria projeto para ajudar animais e pessoas carentes

Família de médico veterinário que morreu após acidente cria projeto para ajudar animais e pessoas carentes
Médico veterinário Ximenes Marques na sede do Projeto Acolher, em Maceió — Foto: Arquivo Pessoal

O médico veterinário Ximenes Marques, apaixonado por animais e por motocicletas, morreu no dia 13 de maio, aos 35 anos depois de lutar 26 dias pela vida após um acidente de trânsito. Dilacerada pela dor, mas contagiada pelo trabalho solidário do veterinário, a família de Ximenes criou um projeto para continuar cuidando da vida animal e da vida humana. O “ℙ𝕣𝕠𝕛𝕖𝕥𝕠 𝕏𝕚𝕊𝕠𝕝𝕚𝕕á𝕣𝕚𝕠” já está em atividade.

Vídeo: Ação é realizada para ajudar animais e pessoas em situação de vulnerabilidade em Maceió.

O veterinário passou mais de dez anos se dedicando a salvar cães e gatos. Ximenes Marques, também conhecido como doutor Xis, era o responsável pelos cuidados veterinários de todos os animais do projeto Acolher, localizado na parte alta de Maceió, AL.

O projeto criado pela família de Ximenes ajuda o projeto Acolher e também outros animais e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O perfil no Instagram do “Projeto XiSolidário” foi criado pela mãe e pela prima do Ximenes, Thaise Crisostomo.

“Em uma conversa muito íntima com Deus, em forma de gratidão, eu iria montar um projeto junto com o Ximenes em prol da causa animal. Infelizmente não aconteceu o que a gente queria. Ximenes acabou hospitalizado durante 26 dias e partiu no dia 13 de maio. E pegou a gente de surpresa, porque por mais que o estado dele fosse grave, a gente tinha esperança de que ele ia sair dessa. A gente recebeu inúmeras mensagens de apoio, de carinho, de conforto. Como forma de gratidão a todos eles, a gente montou o projeto XiSolidário. Eu junto com a mãe e toda a família. A gente queria fazer um projeto que fosse a cara do Ximenes, porque quem conheceu ele sabe que ele fazia de tudo um pouco”, contou a prima de Ximenes.

A prima do veterinário explicou qual é a proposta do XiSolidário.

“O projeto visa a causa animal, mas também pessoas em estado de vulnerabilidade: idosos, crianças. A gente também quer incentivar a doação de sangue. A gente quer incentivar o trabalho voluntário”, explicou.

O projeto recebeu apoio dos amigos de Ximenes. A médica veterinária Karina Costa falou que outros veterinários estão convidados a participar também.

“Eu acredito que a gente vai conseguir ter um engajamento muito forte de toda a classe. Aproveito e deixo aqui o meu convite para todos os veterinários . O Ximenes entregou muito amor em tudo que fez. Esse legado não pode parar nem por ele, nem pela família, que é uma forma da gente manter ele vivo aqui com a gente e manter toda essa missão que ele entregou durante o curto tempo que ele ficou aqui com a gente também”, disse.

O projeto ele absorve geral, todos os tipos de doação. E família vai destinando de acordo com as necessidade e a comunicação que chega. Para a vida humana e para a vida animal”, disse a veterinária.

Mais amigos se lembram de quanto Ximenes se preocupava em ajudar a animais e a pessoas.

“Quando teve a enchente no interior, a gente foi fazer ação social para alguns famílias que ficaram bem necessitadas e ele era muito presente em todas as áreas que envolviam necessidade tanto da vida humana quanto da vida animal”, disse um amigo. 

Ximenes Marques e o Projeto Acolher

Centro cirúrgico do Projeto Acolher, em Maceió, recebeu o nome do veterinário Ximenes Marques — Foto: Arquivo Pessoal

Em homenagem ao trabalho que o médico veterinário prestou, o projeto Acolher colocou o nome de centro cirúrgico de Ximenes Marques.

A presidente do Acolher, Naínes Teles, explicou que os animais do projeto são mantidos com doações.

“Dependemos exclusivamente de doações. Não existe nenhum tipo de ajuda governamental. A gente faz tudo para poder sustentar esse sonho, vende camisa, caneca, chaveiro, faz eventos. Tudo o que eu tenho de valioso. Tudo o que eu tenho são eles. Aqui eu sei que eles estão em segurança e estão aguardando adoção”, disse. 

Como ajudar o XiSolidário
 
O contato com o “ℙ𝕣𝕠𝕛𝕖𝕥𝕠 𝕏𝕚𝕊𝕠𝕝𝕚𝕕á𝕣𝕚𝕠” pode ser feitio pelo perfil oficial ou pelo número de telefone 9 9623-9889.

Amor pelos animais e pelas motos em fotos 

Médico veterinário Ximenes Marques na sede do Projeto Acolher, em Maceió — Foto: Arquivo Pessoal
Ximenes Marques era veterinário do projeto Acolher, de Maceió — Foto: Arquivo Pessoal
Médico veterinário Ximenes Marques em atendimento no projeto Acolher, em Maceió — Foto: Arquivo Pessoal
Médico veterinário Ximenes Marques, que atuava em Maceió, adorava motos — Foto: Arquivo Pessoal
Veterinário Ximenes Marques, que atuava em Maceió, dedicou a vida aos animais — Foto: Arquivo Pessoal
Veterinário Ximenes Marques, que atuava em Maceió, adorava animais — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.