Ibram descarta esgoto como causa da morte de animais no Lago Paranoá, em Brasília

Ibram descarta esgoto como causa da morte de animais no Lago Paranoá, em Brasília

Auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) deram início à investigação para apontar a causa da morte de capivaras e peixes encontrados à beira do Lago Paranoá nesta semana. Somente no último relato, três capivaras e centenas de peixes foram encontrados sem vida próximo à Ponte JK.

Os especialistas estiveram no cartão-postal da cidade na tarde dessa quinta-feira (22/7) e não encontraram indícios aparentes de lançamento irregular de esgoto.

“Portanto, o órgão somente poderá ser fonte sobre o assunto quando sair o laudo dos exames da água do Lago Paranoá e apontem problemas ambientais. O Instituto Brasília Ambiental, no caso, poderá punir os responsáveis, caso existam”, explica o comunicado enviado ao Metrópoles.

Responsável pelo laudo dos exames da água, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) encaminhará, nesta sexta-feira (23/7), uma equipe de fiscalização na região para acompanhar a coleta emergencial a ser realizada por empresa contratada para fazer a análise da qualidade da água em cinco pontos próximos à Ponte JK.

“A agência realiza, a cada três meses, o monitoramento da qualidade das águas do Lago Paranoá em 11 pontos do seu espelho. Esses dados são divulgados no Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do DF (SIRH-DF)”, informa.

Por Marcus Rodrigues

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.