Idosa é internada e amigas pedem doações para cães abandonados no Parque Amazônia, em Goiânia, GO

Idosa é internada e amigas pedem doações para cães abandonados no Parque Amazônia, em Goiânia, GO
Em Goiânia, amigas pedem doações para cães abandonados no Parque Amazônia (Foto: Arquivo Pessoal)

Duas amigas se uniram com objetivo de conseguir doações para 12 cães que estavam sob os cuidados de uma idosa no setor Parque Amazônia, em Goiânia. Thiafane Santos e Cristiely Garcia contaram ao Mais Goiás, que a mulher foi internada há cerca de um mês e os animais ficaram no local abandonados. Eles aguardam por um lar, e enquanto isso, precisam de doações de ração.

“Estamos com uma dificuldade grande em relação a ração, são 12 cães. Eles já foram castrados, mas não tem alimento para todos. Essa semana é a nossa última ração, por isso estamos pedindo ajuda”, explicou Thiafane Santos ao Mais Goiás.

Segundo relato, Iraci de Jesus, de 66 anos, vivia com os animais em um barraco na avenida Piratininga e foi internada em uma clínica por não ter condições de viver mais sozinha – familiares não foram encontrados até o momento. Inicialmente ela criava cerca de 130 cachorros.

A história de Dona Iraci chegou até as duas amigas, que não fazem parte de nenhuma ONG, mas se prontificaram a ajudar a idosa e seus animais. Em uma gravação (antes da internação) com a idosa feita em 12 de junho deste ano, Cristiely já pedia doações para ajudar a mulher.

Após a assistência social levar dona Iraci, seus cães ficaram na rua próximo a área onde ela morava. De acordo com as amigas, o Centro de Zoonoses de Goiânia buscou alguns desses animais, mas muitos ainda ficaram no local.

“Desses 130 cães, alguns morreram, outros foram para o Centro de Zoonoses, e outros até fugiram e não voltaram mais”, contou Thiafane.

Ainda segundo ela, vizinhos que estavam mais próximos ao caso se juntaram e colocaram tela no local para que os cachorros não saíssem. Com isso, a dupla tem ido toda semana no local para cuidar da higiene do ambiente onde estão os cães, brincar com eles e colocar comida.

Ao Mais Goiás, Thiafane compartilha uma preocupação com a chegada da temporada de chuva em Goiânia. “A nossa preocupação é a chuva vir com tudo, alagar o local e levar esses cachorros. Nós não temos para onde leva-los”, disse.

Como adotar ou ajudar?

Para quem tiver interesse em adotar, a maioria dos cachorros não tem raça definida e são todos castrados. Têm animais de porte médio e grande, segundo Thiafane.

Quem puder ajudar, pode fazer doação em dinheiro, adotar um animal ou levar alimentos para os cães pessoalmente, basta entrar em contato pelo número, que também é WhatsApp (62) 9 8559-0934. A chave PIX para doações em dinheiro é ([email protected] Thiafane Santos).

Ameaças

De acordo com Thiafane, apesar de muitos moradores próximos ajudarem, havia aqueles que também maltratavam a idosa e os animais. Após a divulgação do caso nas redes sociais, ela conta que começaram a receber ameaças.

Em um dos áudios uma mulher, não identificada, se mostra revoltada com os animais. “Aqueles cachorros são todos doentes, tinha que mandar para o Centro de Zoonoses para sacrificar, porque nem eles merecem viver daquele jeito”.

“Eu tive que tomar 12 vacinas antirrábica, porque aquela velha era nojenta. Então, vocês dão um jeito naqueles cachorros se não eu mesma vou lá ‘catar’ aqueles cachorros na ripa”, dizia a mulher em outro trecho enviado para as amigas.

Por Isabel Oliveira

Fonte: Mais Goiás

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.