Incidente com ‘touro descontrolado’ em festival na Colômbia deixa um morto e 29 feridos

Incidente com ‘touro descontrolado’ em festival na Colômbia deixa um morto e 29 feridos
Festival da padroeira de Arjona, na Colômbia, registra uma morte após ataque de ‘touro descontrolado’. Foto: Reprodução

O festival de Arjona, município do departamento de Bolívar, na Colômbia, terminou na última segunda-feira (25) com um saldo de 29 feridos, após um incidente com um touro descontrolado. Além disso, um participante do evento morreu após sofrer um ataque do animal. A festa ocorre anualmente em homenagem à Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade. Em 2013, o festival de Arjona passou por um episódio parecido, também registrando uma morte e 44 feridos pelo mesmo tipo de incidente.

Segundo a prefeitura, no primeiro dia de festa, as autoridades registraram oito pessoas com ferimentos leves por ataque de touro durante a tourada. Dos feridos, três deram entrada em centros de saúde de Cartagena, entre eles, um adolescente de 17 anos. O menor de idade teve que passar por uma cirurgia de emergência. No segundo dia, a administração notificou outros oito feridos e, no terceiro dia, a Defesa Civil de Arjona informou que 13 pessoas se feriram por ataque animal. Entre os 13, dois adolescentes de 14 e 16 anos.

Mesmo com as ocorrências, o festival continuou nos dias 24 e 25 de março, mas sem registrar novas ocorrências. O evento consiste em convocar toureiros amadores e vaqueiros para montar e domar touros soltos em uma arena. É um festival similar às vaquejadas que ocorrem no Nordeste brasileiro.

Segunda morte no evento

Um jovem identificado como Ángel Segundo Ceballos Puerta morreu após ser esfaqueado na saída do festival, no dia 21 de março. O homicídio aconteceu por volta das 19h e contou com testemunhas, incluindo o irmão de Ángel. Segundo a polícia local, o autor do crime, já identificado, era desafeto de um dos irmãos de Ángel e pode ter cometido o crime para se vingar.

Por Vitória Silva

Fonte: Leia Já


Nota do Olhar Animal: O animal, claro, aterrorizado, investe contra as pessoas para se defender. Mais um evento vergonhoso e fútil contra os animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.