Mamãe gambá morre, mas salva sete filhotes abrigados na bolsa dela após incêndio em Batatais, SP

Mamãe gambá morre, mas salva sete filhotes abrigados na bolsa dela após incêndio em Batatais, SP
Gambazinhos são retirados da bolsa da mamãe gambá que não resistiu ao fogo em Batatais, SP — Foto: Reprodução

As queimadas na região de Batatais (SP) mobilizam bombeiros civis e moradores desde quinta-feira (9) no salvamento de animais que fugiram de matas e plantações destruídas pelo fogo.

VÍDEO: Aninais feridos em incêndios são resgatados e tratados em Batatais, SP

Uma imagem triste, mas ao mesmo tempo de esperança, que circula nas redes sociais mostra o resgate de sete filhotes de gambá. A mãe foi achada morta, mas os gambazinhos sobreviveram porque eles ficaram protegidos dentro da bolsa dela.

Segundo os bombeiros, o agricultor que os encontrou estima que eles tenham passado dias abrigados no corpo da mãe até serem achados e resgatados pelos bombeiros.

Na tarde desta quarta-feira (15), os bombeiros resgataram um lagarto teiú, que estava ao lado da rodovia e sem parte do rabo.

“Por causa dessas queimadas que houve em volta da cidade, eles têm o instinto de fugir para a cidade para procurar abrigo, para se proteger. Eles podem atravessar a pista e causar um acidente.”

Todos os bichos encontrados têm sido levados ao médico veterinário Vinicius Martins, que atua voluntariamente no socorro aos animais, principalmente aqueles com queimaduras.

“Nós atendemos cinco cachorros, cinco machos e três fêmeas, uma ovelha e uma vaca.”

Filhote de cachorro do mato resgatado em Batatais, SP, após incêndios na zona rural — Foto: Reprodução/EPTV
Filhote de cachorro do mato resgatado em Batatais, SP, após incêndios na zona rural — Foto: Reprodução/EPTV

Quatro filhotes de cachorro do mato foram salvos nesta semana em um sítio. Eles conseguiram se esconder dentro de um buraco, mas outros membros da família não tiveram a mesma sorte. Dois morreram.

Na área do sítio, tudo foi devastado. A vegetação nativa foi destruída pelo incêndio que começou na quarta-feira (8) e ganhou uma proporção tão grande no dia seguinte que cercou a cidade.

Na quinta-feira, os moradores viveram um dia dramático com mais focos de incêndio espalhados e próximos à área urbana. O céu ficou escuro por causa da fumaça, e ela dificultou até mesmo a respiração. Ao redor, rodovias foram interditadas e plantações foram arrasadas.

Fogo destrói plantações em Batatais, SP — Foto: Reprodução/EPTV
Fogo destrói plantações em Batatais, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Muitos animais morreram queimados. Um quero-quero não suportou as chamas e morreu perto do lugar onde os filhotes de cachorro do mato foram resgatados do sítio.

Os dias sem água e comida foram terríveis para a saúde dos bichos. Três deles foram levados para o Bosque de Ribeirão Preto e um ainda está sob os cuidados do veterinário de Batatais.

“Esse cãozinho chegou para mim com desidratação, muita fome, com queimaduras nas costas e nas patas”, afirma Martins.

O especialista diz que a maioria dos animais resgatados sofre graves ferimentos porque os incêndios afetam também o instinto deles.

“Eles ficam desesperados, não têm para onde correr. Às vezes, ele está pensando que está saindo do fogo e está indo a favor, ficando ilhado e vai a óbito.”

Moradores que localizarem animais feridos devem acionar os bombeiros pelo telefone 193.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.