Ministério Público recomenda que elefante Sandro vá para santuário no MT e não para BioParque no RJ

Ministério Público recomenda que elefante Sandro vá para santuário no MT e não para BioParque no RJ
Crédito: VINICIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (20/10/2020)

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recomendou que o elefante Sandro seja enviado do zoológico de Sorocaba para o Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, estado do Mato Grosso, e não para o zoológico do Rio de Janeiro.

Em documento obtido pela reportagem, em 25 de janeiro, o promotor Jorge Alberto Marum elencou uma série de desvantagens sobre o envio ao Rio de Janeiro, intenção da Prefeitura de Sorocaba. “Saliente-se que o fato do Santuário não ser aberto ao público configura um benefício ao animal, capaz de fazer com que se sinta seguro e cure-se emocionalmente, criando laços de confiança com aqueles que o rodeiam”, diz o promotor sobre o local considerado mais apropriado. “Conquanto o zoológico do Rio de Janeiro preencha formalmente os requisitos técnicos, o que deve nortear a decisão é o melhor interesse do animal, sobretudo porque já é um elefante idoso”, continua.

A Prefeitura de Sorocaba tem 30 dias para responder ao MP sobre a recomendação.

Desde que a fêmea Haisa, morreu, em 18 de novembro de 2020, o local onde Sandro deve ficar virou tema de discussão, na Justiça e nas redes sociais.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Três girafas trazidas da África do Sul para Bioparque do Rio morrem; ambientalista denuncia maus-tratos de outras 15 ao Ibama

Necropsia aponta hematomas no peitoral de girafas mortas após serem importadas pelo BioParque do Rio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.