Ministro Ricardo Salles extingue três bases do Projeto Tamar, de proteção às tartarugas

Ministro Ricardo Salles extingue três bases do Projeto Tamar, de proteção às tartarugas
Base do projeto Tamar em Pirambu, em Sergipe. - Foto: Divulgação/Tamar

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, de Ricardo Salles, extinguiu três bases avançadas do Projeto Tamar, de conservação de tartarugas marinhas, em Camaçari (BA), Parnamirim (RN) e Pirambu (SE).

A unidade de Sergipe foi a primeira unidade do Tamar no país, e estava desativada desde o fim do ano passado. 

O ICMBio formalizou a criação de uma nova base avançada do Tamar, em Salvador (BA).

A mesma portaria determina que as bases avançadas dos centros nacionais de pesquisa e conservação, o que não inclui somente o Tamar, seguirão ativas apenas se houver comprovação da necessidade de ações de pesquisa e conservação conduzidas durante todo o período do ano.

Essa necessidade deverá ser comprovada por meio dos projetos de pesquisa ou de conservação e de planos de trabalho, que precisam ser aprovados pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio.

(Atualização, às 22:03 de 28 de maio de 2020: O Ministério do Meio Ambiente enviou nota em que confirma o fechamento das bases do Tamar, o que, segundo a pasta, já tinham proposta de encerramento de suas atividades desde o ano passado, por não contarem mais com servidores que realizassem as atividades. O objetivo com o fechamento seria a “melhor alocação de recursos com a consequente potencialização das atividades finalísticas desempenhadas na Conservação da Biodiversidade, cujas atividades estão atreladas aos projetos de pesquisa dispostos nos planos de trabalho específicos a cada uma delas”. A portaria teria o objetivo de atualizar os endereços dos centros de pesquisa e bases avançadas do ICMBIO.)

Por Guilherme Amado

Fonte: Época


Nota do Olhar Animal: Como bem assinalou ontem a Rádio CBN em outra reportagem, “A portaria foi publicada hoje, uma semana após vir à tona fala do ministro do Meio Ambiente sobre aproveitar o foco da imprensa no coronavírus para ‘passar a boiada’ e afrouxar regras ambientais. Salles disse que a notícia é falsa, apesar de ela ter sido publicada no Diário Oficial da União.”

A portaria 544/2020 foi publicada no Diário Oficial da União e está disponível no site da Imprensa Nacional. Em seu artigo 6º diz:

Art. 6º Ficam extintas as seguintes Bases Avançadas do Centro TAMAR:
I. de Arembepe em Camaçari/BA;
II. de Parnamirim/RN; e
III. de Pirambu/SE.

O ministro Ricardo Salles primeiro chamou a notícia acima de “mentirosa”. Depois, na tentativa de contestá-la, postou em seu Twitter pessoal uma nota do ICMBio que evidencia ainda mais a ação de desmontagem dos órgãos ambientais ao atestar a falta de servidores, usando-a como justificativa para a extinção nas unidades do Projeto Tamar, nota que em seu segundo parágrafo CONFIRMA o encerramento das bases do Tamar.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.