Onça amarrada em árvore por moradores salta e tenta fugir ao ser resgatada em Reriutaba, no Ceará; veja vídeo

Onça amarrada em árvore por moradores salta e tenta fugir ao ser resgatada em Reriutaba, no Ceará; veja vídeo

A onça-parda capturada por moradores de Reriutaba, no Norte do Ceará, foi recolhida por agentes ambientais na tarde desta sexta-feira (19).

VÍDEO: Vídeo mostra recolhimento de onça em Reriutaba

Vídeo enviado à TV Verdes Mares mostra que o animal é laçado pelo pescoço por um morador, salta, se debate e fica caído no chão tentando se soltar até ser colocado no veículo da equipe. Curiosos gritam ao redor do animal. “No vídeo está o momento em que estão agindo, demonstrando total despreparo para a captura do animal e maus tratos, pois a corda está enforcando o animal”, disse um morador da região que enviou o vídeo e prefere não ser identificado.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a onça será enviada a Fortaleza, terá a saúde avaliada e deve ser encaminhada ao Zoológico Municipal Sargento Prata, na capital.

O G1 contatou por telefone o ICMBio, órgão responsável pelo resgate, para comentar a forma como o animal foi recolhido, mas as ligações não foram atendidas.

O felino apareceu pela manhã saindo de uma mata na Rua Antônio e foi amarrado a uma árvore em frente às casas. “A onça vinha descendo aqui na rua quando eu a vi. Fui em casa, peguei uma corda para defender as pessoas do perigo, lacei ela e amarrei aqui na árvore”, disse um morador que ajudou na captura.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.