ONGs procuram peixe-boi-marinho que estaria perdido entre Ceará e Piauí

ONGs procuram peixe-boi-marinho que estaria perdido entre Ceará e Piauí
Alerta emitido pela ONG Tartarugas do Delta. FOTO: Reprodução

Organizações de proteção a animais marinhos emitiram um alerta para localizar um peixe-boi-marinho que estaria entre o litoral do Piauí e do Ceará. Segundo o aviso, publicado pelo Instituto Tartarugas do Delta, nesta quarta-feira (28), o animal, batizado de Pintada, possui um número 3 marcado nas costas, mede 2,76 m, e possui um cinto de borracha preso à cauda. 

Ela é um dos animais reabilitados pela ONG Aquasis, que atua no Ceará, e foi solta no mar no último dia 6 de julho, depois de seis anos de reabilitação e aclimatação. Segundo a ONG, o animal foi resgatado ainda filhote na praia de Melancias, em Icapuí (CE). 

Todos os animais que passam pela reabilitação e são colocados de volta ao mar, são monitorados por uma equipe para atestar sua completa adaptação à natureza. Contudo, a ONG não tem mais qualquer forma de contato com Pintada, pois o peixe-boi-marinho perdeu o equipamento de rastreamento.  

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Aquasis (@ongaquasis)

O que fazer se avistar o peixe-boi?

A ONG Aquasis disponibilizou dois números de telefone para receber informações sobre a localização do animal (veja mais abaixo). A orientação da ONG é que se o animal estiver encalhado, não se deve devolver para a água,  alimentar nem oferecer bebida ao animal. O ideal é que se busque manter o peixe-boi protegido do sol e jogar água sobre o corpo dele.

Telefones para contato:

  • (85)99800 0109
  • (85)99188 2173

Peixe-boi morreu no litoral do Piauí na semana passada

No último dia 22 de julho, um peixe-boi-marinho, identificado como Maceió, que também havia sido reabilitado pela ONG Aquasis, foi encontrado morto, encalhado no rio Portinho, no município de Luis Correia, no litoral do Piauí. Ele foi solto em 25 de maio, na Praia de Peroba, em Icapuí (CE). 

Segundo a ONG Aquasis, que tem o objetivo de proteger espécies ameaçadas no Ceará, o animal perdeu o equipamento de rastreamento após sete dias da sua liberação e não foi mais encontrado. 

Após necropsia realizada no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, em Caucaia (CE), a ONG acredita que Maceió tenha sido atropelado acidentalmente por alguma embarcação, o que debilitou o animal e acabou morrendo por afogamento. Em nota publicada em seu perfil no Instagram, a ONG relatou o acontecido.  

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Aquasis (@ongaquasis)

Por Ana Virginia Santos

Fonte: Meio Norte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.