Operação encontra 30 cavalos com maus-tratos em chácara de Mogi Mirim, SP

Operação encontra 30 cavalos com maus-tratos em chácara de Mogi Mirim, SP
Cavalos seriam retirados da chácara pela Prefeitura (Fotos: Reprodução/EPTV)

Uma operação da Guarda Municipal, em conjunto com as polícias Civil e Ambiental, encontrou, na manhã desta sexta-feira (7), pelo menos 30 cavalos em situação de maus-tratos em uma chácara na zona rural de Mogi Mirim. De acordo com a corporação, os animais estavam desnutridos, além de não terem alimentação e água. O proprietário do imóvel estava no local e será autuado. Os agentes não confirmaram se ele será levado para a delegacia.

Ainda segundo a Guarda Municipal, 13 cavalos foram retirados do local por caminhões e encaminhados para o sítio de um morador que se disponibilizou a ficar com eles. Os outros animais ficaram na chácara, mas serão monitorados pela Prefeitura e pela Polícia Ambiental.
Um veterinário da Prefeitura também participou da operação e vai elaborar um laudo para atestar os maus-tratos. Segundo Norival Pazzeto, o proprietário da chácara não tinha nenhum cuidado com a higiene dos cavalos. O médico também verificou algumas lesões nos animais.

Eles estão em condições baixas de nutrição. Sem alimentação, sem água, provavelmente estão assim há seis meses. Para chegar nessa situação, precisa de meses de manejo inadequado, que é o que aconteceu aqui”, disse.

O dono da chácara já havia sido autuado por maus-tratos a animais em 2012. Além da nova multa, ele vai ser indiciado por crime ambiental. “Ele vai responder na esfera criminal também e não só na parte administrativa”, disse o tenente da Polícia Militar Ivo Moraes.

Outro caso

Na quinta-feira, a Guarda Municipal de Campinas (SP) realizou uma operação em pelo menos três imóveis de um coronel aposentado do Exército Brasileiro, de 64 anos. Em um dos imóveis, o homem guardava uma ossada de animal, segundo o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal.

Na noite de quarta-feira (5), pelo menos 60 cães e gatos foram encontrados na casa do idoso de 64 anos, no bairro Guarani, em Campinas (SP). O homem foi levado ao 1º Distrito Policial por desacato, mas foi liberado após prestar depoimento.
Cavalos foram encontrados em situação de desnutrição e lesões

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *