Policia encontra canil clandestino com diversos animais mortos em Parnamirim, RN

Policia encontra canil clandestino com diversos animais mortos em Parnamirim, RN
Restos mortais de animais encontrados no Canil

Um caso de maus-tratos a animais foi registrado em Parnamirim, na Grande Natal, e vem gerando indignação nas redes sociais. Em uma residência no bairro Santa Tereza, especificamente, foram encontrados restos mortais de animais que viviam trancados em condições insalubres, sem direito a comida ou mesmo água. A situação foi revelada na quarta-feira (14) por meio de uma publicação do Instituto Senhores Patas, que esteve na localidade para acompanhar a Polícia durante a denúncia, e replicado por internautas.

Segundo Luciene Lima de Azevedo, presidente fundadora do Instituto Senhores Patas, organização não governamental (ONG) que luta em defesa dos direitos animais, o instituto foi acionado pelo Centro de Operações Integradas (COI) para se dirigir ao local. Uma vez na residência, o que viram foram as portas da casa fechadas e sinais de abandono. “Então nós pulamos o muro e vimos essa cena de horror. Trata-se de um canil clandestino e, desde ontem, estamos correndo atrás desse caso”, compartilha.

Ela continua explicando que a maioria dos restos mortais encontrados são possivelmente de cachorros da raça pit bull. O Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP), no entanto, ainda deve realizar o trabalho de perícia no local para confirmar essa informação e identificar de quais animais eram as ossadas encontradas. Também estiveram no local a Polícia Ambiental, Polícia Militar e a Guarda Municipal.

A situação não foi revelada a tempo para que a maioria dos animais pudessem ser salvos e apenas duas galinhas foram encontradas vivas. Agora, conforme aponta Luciene Lima de Azevedo, o próximo passo é conseguir uma ordem judicial para que o ITEP possa realizar a perícia na localidade e o caso não fique impune. “Só conseguimos verificar a situação do canil, pois a casa estava fechada. Possivelmente, também podem ter animais mortos lá dentro”, explica Luciana.

Segundo ela, até o momento, já sabe-se quem é a mulher que comandava o canil, com o apoio de seu marido, e que pode está atuando na comercialização clandestina de animais em outras regiões. Até que saia a ordem judicial, sua identidade será resguardada. Ainda, segundo a fundadora do Instituto Senhores Patas, a expectativa é que a ordem saia ainda nesta quinta-feira (15) e a iniciativa retorne ao local para acompanhar as investigações.

Fonte: Tribuna do Norte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.