Prefeitura de Franca (SP) amplia castração com uma segunda clínica veterinária

Prefeitura de Franca (SP) amplia castração com uma segunda clínica veterinária
Prefeitura amplia castração de cães e gatos em Franca. Arquivo / GCN

A Prefeitura de Franca ampliou os atendimentos de castração de animais na cidade. Agora a população poderá contar com duas unidades clínicas veterinárias credenciadas.

As ampliações aconteceram no final do mês de julho. O atendimento de castração aos animais e os demais serviços oferecidos são gratuitos a toda a população francana.

O programa de castração aos animais é realizado através do Canil Municipal em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. O trabalho é feito em cães e gatos (machos e fêmeas), e atende os tutores que residem no município.

Desde de janeiro deste ano até a última semana, já foram contabilizadas 1,7 mil esterilizações de cães e gatos, sendo previsto ainda no decorrer dos próximos meses o atendimento de outros 3 mil animais nas clínicas credenciadas.

Em média tem sido castrados nas duas clínicas de 50 a 60 animais por semana. O atendimento à população acontece mediante agendamento prévio. Após o procedimento cirúrgico, o proprietário do animal deve levá-lo embora.

A intenção da castração animal é melhorar o controle da população canina, aumentando a conscientização das pessoas sobre a posse responsável e reduzir a presença desses animais nas ruas e os acidentes de que são vítimas se estiverem soltos.

Estão sendo investidos no total um valor de R$ 404.900,00 nos procedimentos de castração e demais serviços. A quantia destinada aos trabalhos é dividida para as duas clínicas credenciadas, sendo R$ 202.450,00 para cada instituição.

Para realizar a castração do animal, o proprietário deve residir no município e ter idade mínima de 21 anos. O dono do animal precisa fazer um cadastro comparecendo à sede do Canil Municipal de Franca, que fica localizada na rua José Gianesela, 415, City Petrópolis, munido das cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h às 16h.

Por Ingrid Silva

Fonte: GCN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.