Projeto Cão Comunitário organiza audiência pública na UEPG

Projeto Cão Comunitário organiza audiência pública na UEPG
Foto: Fabio Ansolin / Reprodução/UEPG

No dia 20 de outubro, às 8h, uma Audiência Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai debater o combate aos maus-tratos a animais comunitários. O objetivo é, também, abordar assuntos relacionados à permanência, saúde e proteção de cachorros, gatos, cavalos e outros animais que vivem nos campi e espaços da UEPG. O evento acontece no Centro Integrar (antigo PDE), no Campus Uvaranas e será aberto à comunidade.

Foto: Reprodução/UEPG / Arte: Luciane Navarro
Foto: Reprodução/UEPG/ Arte: Luciane Navarro

A iniciativa partiu do projeto de extensão Cão Comunitário, que reúne professores, servidores, acadêmicos e instituições que atuam em prol dos animais comunitários. “O projeto surgiu de uma necessidade que algumas pessoas sentiram sobre como conviver com cães comunitários, e isso está alinhado a nós, protetores independentes, além de profissionais veterinários, ONGs e sociedade, que sentem falta de proteção aos animais”, explica a coordenadora da iniciativa, professora Gisele Brandelero Camargo. “Nossa ideia é trazer informações e reflexões, para que possamos mobilizar esse pensamento crítico nas pessoas e pensar direitos e cuidados com os animais”.

Animais comunitários, segundo a Lei Estadual nº 17422/2012, são aqueles que têm laços de dependência e manutenção com a comunidade em que vivem, mesmo que não tenham responsável único e definido. Os maus-tratos a esses ou quaisquer outros animais são proibidos por lei.

Por Aline Jasper

Fonte: TV Cariri

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.