Tartaruga-marinha é encontrada morta na praia de Piedade, em Jaboatão, PE

Tartaruga-marinha é encontrada morta na praia de Piedade, em Jaboatão, PE
O animal estava na faixa de areia quando foi visualizado por pessoas que passavam pelo local. Foto: Reprodução/Instagram

Uma tartaruga-marinha da espécie Cabeçuda foi encontrada morta na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde desta quarta-feira (20). O animal estava na faixa de areia quando foi visualizado por pessoas que passavam pelo local. As praias desta região possuem diversos locais de desova desses animais.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o ambientalista Adriano Artoni aparece ao lado do animal, que possuía 1,15 m de comprimento, e relata que a morte foi de causa natural. “A causa da morte já foi identificada. Ela comeu um peixe baiacu que está preso na boca”, explicou.

O animal estava com uma anilha, uma espécie de marcação que serve para monitorar o comportamento de migração e a distribuição das tartarugas marinhas, além de avaliar a saúde do ambiente marinho em que elas vivem. A identificação é feita através de um material metálico inserido nas nadadeiras do animal.

A tartaruga-marinha foi enterrada em um local apropriado pela Secretaria de Limpeza Urbana de Jaboatão dos Guararapes. Caso alguma pessoa se depare com uma cena como esta deve ligar para o Núcleo da Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão, pelo número (81) 9.9477-8889.

No Recife, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) é responsável pela remoção dos animais mortos e pode ser acionada pelo número 156.

Por Adelmo Lucena

Fonte: Diário de Pernambuco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.