Tucano é resgatado ferido por linha de pipa de cerol em Corumbá, MS

Um tucano foi resgatado na noite desta quinta-feira, 18 de agosto, em residência do Bairro Nova Popular, em Corumbá (MS), com ferimentos provocados por linha de pipa com cerol. A ave ficou com a asa enroscada na linha e não conseguia voar. Moradores acionaram as autoridades.
Informações da Polícia Militar Ambiental de Corumbá são de que moradora acionou os militares e avisou sobre tucano ferido no quintal da residência dela. Os Policiais foram ao local e verificaram que o animal estava enroscado à linha de pipa e não conseguia voar. Além disso, estava ferido.

Conforme a moradora, o animal já caiu enroscado na linha. A equipe percebeu que a linha que estava enroscada nas asas e em parte do corpo continha cerol e quanto mais o animal se movimentava, mais ele se feria.
A ave foi resgatada com muito cuidado e foi colocada em uma caixa de contenção. Ela foi encaminhada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Corumbá para atendimento médico veterinário.
Riscos à vida – O cerol e linha chilena representam perigo para toda a população e coloca em risco não só a vida dos animais, como também de pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando, informa a Polícia Militar Ambiental (PMA).
O uso desses materiais ou qualquer outro produto cortante na prática de empinar pipas é considerado crime previsto em lei municipal. Quem for flagrado com cerol ou linha chilena pode ser multado em R$ 1 mil. Já para comerciantes flagrados vendendo o material, a multa chega é de R$ 5 mil.
Por Victória de Oliveira
Fonte: Diário Digital