Tutora da jiboia achada em guarda-roupa é indiciada por crime ambiental em GO

Tutora da jiboia achada em guarda-roupa é indiciada por crime ambiental em GO
Foto: Corpo de Bombeiros

A tutora da jiboia encontrada em um prédio na capital goiana foi indiciada por crime ambiental, segundo a Polícia Civil. O animal estava dentro do guarda-roupa de um apartamento, no 16º andar, e teria chegado ao local pela escada de uma vizinha.

De acordo com a corporação, a mulher foi multada em R$ 1,5 mil pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). Caso ela seja condenada pela criação do animal silvestre, pode pegar pena de até um ano de prisão, além de multa que pode chegar a 360 salários mínimos.

Conforme a polícia, em depoimento, a mulher alegou que pagou R$ 4 mil no animal, há cerca de um mês, mas não contou para ninguém. Após o resgate, a jiboia foi levada ao zoológico de Goiânia.

O caso

Um morador de um condomínio de apartamentos no Residencial Eldorado, em Goiânia (GO), se deparou com uma cobra dentro de seu guarda-roupa.

A ocorrência inusitada aconteceu no último domingo (15/5), e o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o réptil.

De acordo com a corporação, o animal é criado em cativeiro e fugiu do apartamento de um vizinho no mesmo condomínio. A cobra foi resgatada com o uso de um cambão, espécie de haste com um laço na ponta, e devolvida ao tutor.

Exótica

A gerente de fauna da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) de Goiânia, Isabela Saddi, explicou ao Metrópoles que essa jiboia parece ser do tipo exótica, que não é típica do Brasil.

“Existem criatórios que vendem esse animal legalizado, porém, também existem delas traficadas”, explicou a gerente, que também é veterinária.

No entanto, ela precisa ser adquirida de criadores legalizados e com registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A Polícia reforça que a população precisa denunciar à corporação se notar algum tipo de criação irregular de animal silvestre. O telefone para denúncias na Polícia Civil é 197.

Por Laura Braga

Fonte: Metrópoles


Nota do Olhar Animal: Animal silvestre não é pet. Veja artigo em https://www.worldanimalprotection.org.br/silvestre-nao-e-pet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.