TV exibe reportagem sobre tentativa de retirar Bambi de santuário para confiná-la em zoológico de SP

TV exibe reportagem sobre tentativa de retirar Bambi de santuário para confiná-la em zoológico de SP
Bambi e Scott Blais, presidente do SEB (Imagem: reprodução / Bom Dia MT)

O programa Bom Dia MT, na TV Centro América (afiliada da Rede Globo), exibiu nos dias 11 e 12 deste mês duas reportagens sobre a transferência de elefantes para o único santuário na América Latina dedicado aos animais da espécie, o Santuário de Elefantes Brasil (SEB). A primeira matéria trata da tentativa de um promotor de justiça de Ribeirão Preto, SP, de fazer com que a elefanta Bambi retorne ao confinamento no Bosque Municipal Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, SP. A outra matéria aborda a transferência do elefante Sandro para o SEB, em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, recomendada por outro promotor do mesmo Ministério Público de SP.

‘Ministério Público de Ribeirão Preto quer elefanta Bambi de volta’

A primeira reportagem trata do processo judicial movido pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal contra a Prefeitura de Ribeirão Preto que permitiu, por meio de uma liminar, que a elefanta Bambi fosse transferida para o SEB, no Mato Grosso. E aborda a contraditória manifestação do promotor de justiça Vanderlei Baptista de Oliveira Junior querendo que ela VOLTE para o zoológico, quando ele próprio havia dado parecer contrário à viagem de Bambi para o santuário, alegando ser perigosa para o animal por conta da sua idade e estado de saúde. Agora, justifica o pedido dizendo que Bambi é “patrimônio” da cidade. O andamento do processo na Justiça pode ser acompanhado AQUI.

 
A matéria aborda também a campanha BAMBI FICA NA MANADA, promovida pela ONG OLHAR ANIMAL e 38 ONGs de várias partes do Brasil em apoio à permanência de Bambi no SEB.

Bambi teve uma vitória significativa quando o colegiado do Tribunal de Justiça de SP decidiu sustentar a liminar concedida por um desembargador que permitiu a transferência da elefanta para o Mato Grosso, mas o mérito da ação civil pública ainda não foi analisado. Porém, juristas consultados pela ONG Olhar Animal entendem que é bastante improvável ocorrer o retrocesso defendido pelo promotor de Ribeirão Preto.

Colegiado do TJSP refutou argumento do promotor Vanderlei Baptista Trindade Junior de que Bambi é "patrimônio" de Ribeirão Preto. (Imagem: Reprodução / Bom Dia MT)
Colegiado do TJSP refutou argumento do promotor Vanderlei Baptista Trindade Junior de que Bambi é “patrimônio” de Ribeirão Preto. (Imagem: reprodução / Bom Dia MT)

A reportagem pode ser vista em https://globoplay.globo.com/v/9340049/

‘Santuário de Elefantes em Chapada pode receber primeiro elefante macho’

A segunda reportagem é sobre a transferência do elefante Sandro, hoje no Parque Zoo Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, SP, e conta com o depoimento do promotor de justiça José Alberto de Oliveira Marum, que RECOMENDOU transferência do elefante à prefeitura daquele município, entendendo que o SEB é o melhor local para o paquiderme viver. O santuário já se prepara para receber o elefante, porém antes devem chegar por lá Tamy e Guilhermina, dois animais vindo da Argentina.

No fim do vídeo, um momento comovente: Scott Blais, presidente do SEB, pergunta às elefantas Bambi, Rana e Mara se elas concordam com o aumento da manada, referindo-se à chegada de Sandro. Veja a resposta delas em https://globoplay.globo.com/v/9343387/

Fonte: Olhar Animal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.