Vídeo: após briga entre cães, vizinhos denunciam maus-tratos a animais em Belo Horizonte

Vídeo: após briga entre cães, vizinhos denunciam maus-tratos a animais em Belo Horizonte
Moradores denunciam situação de abandono de cães que vivem em imóvel no Caiçaras, em BH — Foto: Redes sociais / reprodução

Vizinhos denunciam um caso de maus-tratos contra animais no bairro Caiçaras, região Noroeste de Belo Horizonte. Em um imóvel na rua Helio Lazarotti, quatro cães brigaram nessa quarta-feira (21 de fevereiro). Um deles foi visto desacordado após o conflito. Segundo moradores, o local é de propriedade de um homem que trabalha como adestrador de cães.

Os vizinhos relatam que o imóvel, embora abrigue mais de dez cães, vive abandonado. “Todos fomos surpreendidos por esse ataque brutal. Os cachorros ficam abandonados praticamente o dia todo. Falta companhia humana para cuidar deles. Constantemente há brigas. Porém, a de hoje [quarta-feira] foi mais grave”, diz um morador que terá a identidade preservada.

Ao presenciarem a briga dessa quarta-feira, vizinhos entraram em contato com o proprietário do imóvel, que apareceu no local em cerca de 10 minutos. Segundo os moradores, o homem entrou na residência e retirou o cão agredido, que estava desacordado. Em seguida, saiu de carro, com o animal, e retornou, minutos depois, levando também um dos animais envolvidos na agressão. Toda ação foi registrada em vídeo por moradores.

O deputado Fred Costa (PRD) afirma que sua equipe investiga o caso, junto às autoridades. Conforme o parlamentar, no local funciona um “canil clandestino” de raças. “Fica lá à mercê. Só ficam os animais. Não tem funcionários, médico veterinário responsável. Minha equipe junto à polícia fez representação no Ministério Público e denuncia na prefeitura, porque com certeza não existe alvará de funcionamento e sanitário”, disse.

A Polícia Militar (PM) foi acionada sobre a briga entre os cães e registrou um boletim de ocorrência. No documento, os policiais citam que os moradores relataram situação de abandono dos cães. “O solicitante relata que o proprietário maltrata constantemente os animais, deixando-os sem comida, sob sol e chuva, entre outras infrações”, diz trecho da ocorrência.

Os policiais não conseguiram acessar o imóvel tampouco localizar o adestrador. A ocorrência foi encaminhada para a 2ª delegacia de Polícia Civil, na região Noroeste. A reportagem questionou a instituição sobre o andamento das investigações, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

O adestrador, apontado como proprietário do imóvel, foi procurado, mas não respondeu. O espaço permanece aberto para que ele se posicione sobre as denúncias.

Lei Sansão

Em 2020, foi aprovada a Lei Sansão, de autoria do deputado Fred Costa, que endureceu a pena para crimes de maus-tratos animais. A lei prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. Antes, a pena era detenção de até um ano.

Qualquer cidadão pode denunciar atos de maus-tratos a animais às autoridades. As denúncias podem ser feitas nas delegacias da Polícia Civil, em batalhões da Polícia Militar, pelo telefone 190 e pelo disque denúncia 181.

Por Gabriel Rezende

Fonte: O Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.