VÍDEO: bombeiros serram chapa de metal para resgatar filhote de gato no DF

VÍDEO: bombeiros serram chapa de metal para resgatar filhote de gato no DF
Militar que participou de resgate de filhote de gato segura animal, no DF — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal precisaram serrar uma chapa de metal para resgatar um filhote de gato, que estava preso em um espaço com cerca de 10 centímetros de largura. O “acidente” ocorreu em um prédio da Polícia Militar, no Setor Policial Sul, em Brasília, na terça-feira (9), mas as imagens foram divulgadas nesta quarta (10) (veja vídeo abaixo).

Os bombeiros acreditam que o animal tenha caído, provavelmente ao escalar o muro. “A estrutura não permitia que o animal subisse sozinho, nem ofertava condições de visibilidade ou manobra de algum equipamento convencional”, disse o Serviço Operacional de Informação Pública (Soinp), do Corpo de Bombeiros.

Depois de analisar a posição do filhote, os socorristas optaram por cortar o metal. Após fazer a abertura na chapa, eles desenrolaram uma atadura – usada para estancar hemorragias – e jogaram o tecido dentro da coluna, onde o gato estava preso. 

“A ideia era que as garras do felino se prendessem aos fios de tecido da atadura. Após diversas tentativas, o filhote pareceu entender o propósito da manobra e cravou as unhas no tecido”, disseram os bombeiros.

Com as garras presas na atadura, os bombeiros puxaram o gatinho para fora. “O animal estava com fome e sede. Ele precisou receber água por meio de uma seringa”, contaram os militares. 

Por causa do material usado no resgate, o gato recebeu o nome de “Atadura”.

Após ser resgatado, gatinho “Atadura” recebe água na seringa. — Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Uma das militares envolvidas no atendimento levou o animal para uma clínica veterinária. Segundo a corporação, o gato passará por exames, será medicado e vacinado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o custo será coberto por meio de uma arrecadação solidária entre os militares. “A equipe não descarta o apoio da comunidade, bem como um voluntário para a adoção responsável do gato Atadura”, disseram.

VÍDEO: bombeiros serram chapa de metal para resgatar filhote de gato no DF
Militar do Corpo de Bombeiros do DF segura filhote de gato resgatado de dentro de estrutura com cerca de 10 centímetros de largura — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

“Ações como essa, pela inteligência em empregar os meios disponíveis para o resgate e também pelo alto valor dado à vida, ainda que de um animal, denotam o verdadeiro sentido da existência da nossa corporação”, destacou o comando do Corpo de Bombeiros.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.