Ação conjunta da Polícia Ambiental e Semma fecha rinha de galo no Juá, em Santarém, PA

Ação conjunta da Polícia Ambiental e Semma fecha rinha de galo no Juá, em Santarém, PA

Na tarde de terça-feira (5), uma ação conjunta da Polícia Ambiental e Semma fechou uma rinha de galo instalada na Bela Vista do Juá, em Santarém. Um homem identificado como Franciclei Rodrigues foi levado para prestar esclarecimento na UIP da grande área do Santarenzinho.

De acordo com a Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPamb), alguns apetrechos utilizados na estrutura da rinha foram apreendidos, dentre eles, duas biqueiras (material usado para cobrir o bico do animal), duas luvas e ainda no local haviam 10 galos.

Franciclei foi levado a UIP do Santarenzinho (Foto: reprodução/Blog do Pião)
Franciclei foi levado a UIP do Santarenzinho (Foto: reprodução/Blog do Pião)

Franciclei Belo deve ser autuado por crime ambiental. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou os procedimentos administrativos, a qual deverá ser efetuado pagamento de multa.

“Vai caracterizar os maus-tratos do animais, crime ambiental. No caso foi constatado não só os maus-tratos de animais, como a área onde ele mora, na ocupação do Juá, área de preservação ambiental permanente. Lá ele roçou pra fazer a rinha de galo, mexeu o que não deveria também. O delegado vai averiguar. O TCO será encaminhado ao Ministério Público para tomar a decisão”, disse um sargento da CIPamb.

O que diz a legislação?

Em todo o território nacional é proibido realizar brigas de galo. As autoridades promoverão o imediato fechamento de qualquer local onde ocorre espetáculos desta natureza, e cumprirão as disposições referentes à punição dos infratores e demais medidas legais aplicáveis.

Por Diene Moura e Lorenna Morena

Fonte: O Impacto

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.