VÍDEO: Pinguins voltam ao mar após serem resgatados em Florianópolis

VÍDEO: Pinguins voltam ao mar após serem resgatados em Florianópolis
Pinguins foram soltos na praia de Moçambique, em Florianópolis. Foto: PMP/BS - R3 Animal, Reprodução

O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) soltou 11 pinguins no mar da praia de Moçambique, no leste de Florianópolis (SC), na manhã desta quinta-feira (7) para que o grupo volte a percorrer as correntes do atlântico sul. Os animais foram resgatados pelas instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), de responsabilidade da Petrobras.

Em 2023, o PMP-BS/R3 Animal resgatou 122 pinguins, a maioria em encalhe nas praias da Ilha. Segundo a instituição, quando os pinguins chegam até a areia estão debilitados, desidratados, desnutridos ou com alguma marca de interação com apetrechos de pesca.

— Muitos desses pinguins em rota de migração são juvenis, e essa é sua primeira viagem. Os pinguins nadando e ativos na água são animais que estão com seu comportamento comum, e que às vezes se aproximam procurando águas mais calmas ou perseguindo cardumes. Já quando eles são encontrados na areia, indica que podem estar debilitados e recomendamos que seja acionada a instituição responsável. — Diz a PMP-BS/R3 Animal.

Confira o vídeo:

De volta à natureza

A Médica Veterinária, Janaina Rocha Lourenço, destaca que para uma soltura ter sucesso, é necessário uma reabilitação específica para cada animal.

— Na chegada do animal, neste caso é realizado um exame clínico de entrada. Neste processo, nós avaliamos qual o melhor tratamento para o paciente. Muitas vezes cuidados paliativos, como um manejo nutricional e sanitário adequado já fazem parte de 90% da reabilitação — destaca a veterinária.

Neste ano, 24 pinguins foram soltos pelo PMP-BS/R3 Animal e agora mais um grupo voltou a percorrer as correntes do atlântico sul.

Por Júlia Venâncio, sob supervisão de Diane Ziemann

Fonte: NSC Total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.