Cachorra é resgatada e tratada em clínica veterinária — Foto: Fabiano Andrade / TV Globo

Cadela abandonada em mala no DF se recupera para buscar novo lar; 38 animais resgatados aguardam adoção

Desde o começo do ano, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal resgatou 38 animais que foram vítimas de maus-tratos. Em 2018, foram resgatados 253 gatos, cachorros e cavalos no DF, segundo os militares.

A cadela Vitória que foi encontrada no dia 8 de março com ferimentos dentro de uma mala fechada no Núcleo Rural Córrego do Urubu, próximo ao Lago Norte, é um desses animais. Desde o último domingo (23), ela está em recuperação em um lar temporário onde ficará até estar pronta para adoção.

Vitória, como foi batizada, foi encontrada por dois cachorros de um chacareiro da região, dentro de uma mala fechada. Antônio Carlos Gomes de Brito, que chamou a polícia, conta que percebeu movimento e pensou que era uma criança.

“Abri e era um cachorro que eles jogaram aqui para morrer.”

VÍDEO: Voluntários cuidam de cadela achada em mala

Os primeiros atendimentos foram feitos em uma clínica veterinária do Lago Norte. Vitória passou 17 dias internada e agora faz fisioterapia e toma vitaminas para se recuperar.

Saiba como adotar

Cachorros e gatos como a cadela Vitória que foram abandonados ou sofreram maus-tratos chegam em estado debilitado e recebem tratamento antes de seguir para adoção.

Interessados devem encaminhar o pedido de adoção por meio da ficha cadastral para passar pela triagem feita pela Polícia Militar do DF. Alguns animais ficam no Parque Ecológico de Águas Claras que funciona das 9h às 19h.

Para levar um desses bichinhos para casa, a polícia tem uma série de requisitos e a pessoa interessada assina um documento se responsabilizando pelo gato ou cachorro.

Como denunciar

As denúncias de maus-tratos a animais no DF podem ser feitas na Ouvidoria do governo de Brasília pelo telefone 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br. O Batalhão Ambiental da Polícia Militar atende 24 horas pelo telefone pelo WhatsApp (61) 99351-5736.

Crime ambiental

Desde 2018, a punição para o crime de maus-tratos a animais ficou mais pesada no DF. Agora, quem for flagrado maltratando animais domésticos ou silvestres pode ser multado em até 40 salários mínimos, o correspondente a mais de R$ 38 mil.

Por Fabiano Andrade e Michele Mendes, TV Globo e G1 DF

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.